O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alerta sobre nova ocorrência de possíveis tentativas de fraude direcionadas a candidatos dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ).
Foram identificadas, entre os dias 8 e 9 de janeiro de 2026, mensagens falsas enviadas a celulares, dizendo que “devido ao alto número de candidatos do Processo Seletivo IBGE 2025” seria “obrigatório realizar pré-agendamento de exame médico admissional para confirmar a participação”. Na mensagem falsa, há ainda um link para que os candidatos se registrem em até 24 horas. O IBGE ressalta que tais informações não são verdadeiras.
Para evitar golpes, o IBGE esclarece que:
– Nos processos seletivos de APM e SCQ, não existe exame médico durante o processo seletivo.
– Apenas após o resultado final, em caso de convocação, existirá a necessidade de, no ato da contratação, o candidato apresentar original (ou cópia autenticada) e cópia simples de Atestado de sanidade física e mental, emitido por médico de qualquer especialidade, há, no máximo, 12 (doze) meses, a contar da data da publicação do edital, comprovando capacidade para o exercício das atribuições descritas no edital (vide item 13.3, “j” dos editais).
O IBGE orienta que os candidatos fiquem atentos e não forneçam dados pessoais nem realizem pagamentos em páginas não oficiais. O objetivo deste alerta é proteger os candidatos e garantir a transparência do processo seletivo. Em caso de dúvidas, os interessados devem buscar informações nos editais dos processos seletivos e também nos canais oficiais do IBGE e da FGV.











