O caso foi registrado na Linha Cotia, no interior do município de cerca de 1,6 mil habitantes. Na manhã de 2 de janeiro, por volta das 5h30min, o produtor Vanderlei Witter, de 44 anos, encontrou os quatro primeiros animais mortos ao se preparar para levar o rebanho à ordenha. Outras vacas apresentavam sintomas como salivação intensa, dificuldade respiratória e problemas para se manter em pé.
Diante da situação, a família acionou médicos veterinários e comunicou as autoridades municipais ainda nas primeiras horas do dia. Até o fim da tarde, 15 animais já haviam sido enterrados.
A Inspetoria Veterinária de Constantina, responsável pela região, iniciou a investigação em conjunto com empresas ligadas ao produtor. Foram coletadas amostras de vísceras, além de água, ração, silagem e pastagens. Entre os materiais analisados estão capim Sudão (aveia de verão), gramas Tifton e Papua. Também foram realizadas coletas sorológicas em vacas que sobreviveram.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Sérgio Celso Tasso, a principal linha de investigação aponta para intoxicação alimentar na pastagem, favorecida pelas condições climáticas recentes.
“A sequência de dias com muita chuva e pouca luminosidade pode ter comprometido o processo de fotossíntese das plantas, favorecendo o acúmulo de substâncias tóxicas”, explicou.
Ainda não há prazo para a conclusão dos exames laboratoriais. A preocupação das autoridades é que o laudo seja inconclusivo, situação que já ocorreu em episódios semelhantes registrados no Estado.
A propriedade afetada pertence à família há cerca de 30 anos e, além da produção de leite, atua na suinocultura e no cultivo de soja. O prejuízo estimado apenas com a morte dos bovinos chega a R$ 600 mil.
A intoxicação por nitrito ocorre quando pastagens (especialmente aveia e azevém) acumulam nitrato, geralmente em função de excesso de adubação nitrogenada ou condições climáticas adversas, como pouca luz solar e excesso de chuva. No organismo do animal, o nitrato é convertido em nitrito, que provoca metemoglobinemia, impedindo o transporte adequado de oxigênio no sangue e levando à morte por asfixia.
Fonte: O Diário










