Natural de Vacaria, Juliano escolheu a UPF por ser uma Universidade referência e pelo reconhecimento dos cursos da área da saúde da Instituição. Foi no norte gaúcho que ele iniciou sua trajetória na saúde pública, atuando na Prefeitura Municipal de Sananduva antes de se mudar para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Na Fiocruz desde 2006 como analista de gestão em saúde, exerceu o cargo de coordenador de programação e monitoramento da Diretoria de Planejamento Estratégico entre 2006 e 2009. Entre 2009 e 2018, ocupou o cargo de diretor de recursos humanos. Atualmente, é diretor executivo e atua como professor na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
De seus anos na UPF, Juliano lembra do ambiente vibrante, do acolhimento dos professores e do ensino amplo. “A Universidade me deu uma formação humanista, a partir da qual desenvolvi um compromisso com a saúde pública brasileira”. Juliano relata também o impacto dos projetos de estágio e extensão na sua formação, pelo contato direto com a comunidade ainda na graduação. “Essas atividades práticas são uma base sólida para o trabalho que desenvolvo até hoje, especialmente na formulação de políticas públicas e na gestão de projetos voltados à promoção da saúde”, conta.
Vestibular de Verão
A UPF segue com inscrições abertas para mais de 50 cursos de graduação no Vestibular de Verão 2026/1 pelas modalidades de redação online e nota de redação do Enem. Interessados podem consultar mais informações no portal da Universidade (upf.br/ingresso) ou entrar em contato no WhatsApp pelo 3316-8100 (https://bit.ly/sofiaUPF).











