A Câmara Municipal de Passo Fundo está recebendo uma exposição da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, chamada “Biblioteca Pública 85 anos: Tecendo histórias, com linhas para o futuro”. Ela conta, em etapas, a trajetória de criação da instituição, que iniciou recebendo doações de livros, e atualmente auxilia no reconhecimento do título da Capital Nacional da Literatura, concedido à Passo Fundo em 2006.
Ao longo do tempo, a Biblioteca teve diversas sedes, ganhou novos acervos e multiplicou suas formas de aproximar a literatura da comunidade. A coordenadora da Biblioteca, Vanessa Hickmann, salienta que a exposição tem como objetivo incentivar a leitura junto à comunidade. “A exposição visa apresentar a história da biblioteca, formar cada vez mais novos leitores e fomentar o livro na cidade, além de destacar a volta da Jornada Nacional de Literatura neste ano”, pontuou.
A exposição ficará aberta para visitação no Hall da Câmara até o dia 13 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8 às 11h30 da manhã e das 13h30 às 17 horas.
Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski
Ela foi criada em 2 de abril de 1940, por meio de decreto do então prefeito Arthur Ferreira Filho e através do decreto de Lei Federal nº 1.939. A Biblioteca nasceu inspirada pelo movimento nacional de incentivo à criação de bibliotecas públicas, liderado pelo Instituto Nacional do Livro (INL). Desde o princípio, foi pensada como um espaço de livre acesso, feito para acolher leitores de todas as idades e histórias. O prédio atual foi projetado pelo arquiteto Arno Viuniski (1949-1980), cujo nome batiza a instituição, e é considerado um símbolo dessa trajetória.
Mais de 20 mil títulos estão nas estantes da instituição, que possui mais de sete mil leitores cadastrados. A Biblioteca Pública ainda conta com iniciativas paralelas como o Projeto RECREativo, a Sacola Literária e o Passaporte da Leitura, que visam manter um elo entre livros, escolas e pessoas.










