Grupo Planalto de comunicação

Brigada Militar intensifica a Operação Piracema 2025/2026 no Norte do Estado Ação do 3º Batalhão de Polícia Ambiental reforça fiscalização e combate à pesca ilegal durante o período de defeso.

A Brigada Militar intensifica, no Norte do Rio Grande do Sul, as ações da Operação Piracema 2025/2026, conduzida pelo 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb). A operação ocorre desde 1º de outubro de 2025 e segue durante o período de defeso, considerado fundamental para a reprodução da ictiofauna e a preservação do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

Por meio de patrulhamento aquático e terrestre, as equipes do 3º BPAmb atuam com foco na orientação da população, fiscalização e repressão à pesca ilegal em municípios do interior do Estado.

No sábado (17), os policiais militares realizaram ações nos municípios de Marau e Passo Fundo, a partir de denúncias de pesca irregular no entorno da Barragem de Ernestina.

Já no domingo (18), o patrulhamento ocorreu na Barragem do Rio Jacuí, no município de Tio Hugo. Durante a ação, uma embarcação foi localizada às margens do lago. Na vistoria, os policiais encontraram 150 metros de redes de pesca fixadas no barco. Em terra, foi localizado um balde plástico contendo peixes já mortos. Nenhum responsável pelos materiais foi identificado no local.

O barco e as redes de pesca foram apreendidos conforme Termo de Apreensão. Os peixes encontrados foram descartados, uma vez que estavam em mau acondicionamento e impróprios para consumo ou doação.

A Brigada Militar, por meio do Comando de Polícia Ambiental, reforça que a fiscalização seguirá intensificada durante todo o período da piracema, destacando a importância da colaboração da comunidade para a preservação dos recursos naturais.

Reportagem: Jeferson Vargas
Grupo Planalto de Comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp