Ernestina sediou, na última terça-feira (20/01), o segundo encontro do Seminário Regional de Políticas Públicas e Agricultura Familiar. A atividade deu continuidade ao debate iniciado em 13 de janeiro, em Santo Antônio do Planalto, reunindo agricultores, lideranças e técnicos dos dois municípios.
A programação abordou políticas públicas, sucessão familiar, diversificação da produção e desenvolvimento rural, com apresentação institucional da Unicafes e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). No período da tarde, os participantes realizaram visitas técnicas às propriedades dos agricultores Lucas da Costa e Leandro Oppelt, encerrando o seminário com troca de experiências práticas no meio rural.
Para o prefeito em exercício, Leonir Vargas, “é um orgulho para Ernestina receber um evento como esse, que celebra a força da agricultura, base da economia do nosso município. Esses debates ajudam no alinhamento entre políticas públicas, sucessão no campo e diversificação da produção, aproximando os agricultores das oportunidades, valorizando quem vive no campo e contribui para o desenvolvimento da comunidade”, destacou o gestor.
Autoridades presentes
O seminário foi promovido pelas prefeituras de Ernestina e Santo Antônio do Planalto, em parceria com a Emater/RS Ascar, Unicafes-RS e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Participaram do encontro o prefeito em exercício de Ernestina, Leonir Vargas; o secretário de Agricultura de Ernestina, Robson Werner; o secretário de Agricultura de Santo Antônio do Planalto, Leandro Gomes; o chefe do escritório da Emater/RS Ascar de Santo Antônio do Planalto, Idanir Bianchetti; o chefe do escritório da Emater/RS Ascar de Ernestina, Alessandro Davesac; o supervisor regional da Emater/RS Ascar, Milton Rossetto; o representante do MDA, Maurício Kasper; o representante da Unicafes, Lecian Conrad; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ernestina, Paulo Baumgratz; e a Rainha do Município de Ernestina, Júlia Schultz Schuh.











