Na manhã desta sexta-feira (23), foi registrado na Terra Indígena Ventarra, em Erebango, novos disparos de arma de fogo. A Brigada Militar foi acionada e já está no local para controlar a situação e apurar o que motivou o confronto. Até o momento, não há confirmação oficial de feridos ou mortes.
O tiroteio ocorre em um cenário de conflitos recorrentes na comunidade Kaingang da Ventarra. Em 2025, a reserva foi palco de confrontos entre grupos rivais, ligados principalmente à disputa pelo controle interno da liderança (cacicado) e pela administração de áreas e recursos dentro da terra indígena. Esses embates já resultaram em prisões, apreensão de armas e munições, e, em alguns casos, feridos.
Em episódios anteriores, a Polícia Federal e a Brigada Militar já realizaram operações na Ventarra para tentar conter a violência. Em novembro de 2025, um confronto deixou pessoas feridas e resultou na prisão de indígenas e na apreensão de armamentos.
O histórico mostra que os conflitos não são pontuais, mas parte de uma disputa interna que se intensifica periodicamente.
Reportagem: Jeferson Vargas
📷 Lucas Ximell / QQ Deu Notícias











