Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng)
Com cursos de mestrado e doutorado avaliados com conceito CAPES 5, o Programa forma profissionais e pesquisadores com foco em infraestrutura e sustentabilidade, atuando em áreas como geotecnia, materiais, estruturas, gestão da infraestrutura e tratamento de água, solos e efluentes.
Organizado em duas linhas de pesquisa — Inovação e Sustentabilidade em Infraestruturas; e Ambiente Urbano e Sustentabilidade e Infraestrutura Resiliente —, o PPGEng responde a uma demanda crescente da engenharia por projetos mais eficientes, sustentáveis e socialmente responsáveis, conectando produção científica, inovação tecnológica e aplicação prática.
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA)
O mestrado profissional em Projeto e Processos de Fabricação tem como objetivo contribuir diretamente para o desenvolvimento tecnológico regional. O Programa desenvolve estudos avançados nas áreas de projeto e processos de fabricação, com foco na capacitação técnico-científica de profissionais das engenharias e áreas afins.
O curso é destinado principalmente a profissionais da Engenharia Mecânica e forma egressos com domínio das etapas envolvidas em projetos mecânicos, processos de fabricação de máquinas e equipamentos e seleção de materiais. As linhas de pesquisa abrangem Processos de Fabricação, Projeto de Máquinas e Equipamentos; e Seleção de Materiais Aplicados ao Projeto e Fabricação.
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA)
Ainda na modalidade de mestrado profissional, o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) se caracteriza pela forte interação entre pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco na geração de soluções tecnológicas para demandas reais do mercado.
O PPGCA atua no fortalecimento de setores estratégicos da região de abrangência da UPF, como Tecnologia da Informação, Agricultura e Saúde. Seus egressos são preparados para desenvolver soluções tecnológicas, criar e aplicar metodologias e técnicas voltadas à resolução de problemas complexos encontrados no ambiente profissional.
As linhas de pesquisa incluem Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina e Realidade Estendida; Cidades Inteligentes e Internet das Coisas; e Engenharia de Software e Qualidade de Sistemas, contemplando áreas como inteligência artificial, sistemas embarcados, robótica, computação móvel, bancos de dados e interação humano-computador.
Os cursos de mestrado e doutorado do Itec seguem com as inscrições abertas até 6 de fevereiro. Interessados podem consultar mais informações no portal da Universidade. (https://www.upf.br/Pos/











