Neste final de semana será apresentado em Passo Fundo o espetáculo Dona Tagarela da Cia Livre Artista de Uruguaiana. Essa apresentação faz parte do projeto “Dona Tagarela quer xirê na fronteira, no norte e na capital do RS” que prevê uma circulação por oito cidades do estado: Passo Fundo, Carazinho, Colorado, Coxilha, Sertão, Espumoso, Sarandi, Uruguaiana e Porto Alegre. Essa circulação é financiada pelo edital SEDAC PNAB n° 26/2024.
O espetáculo Dona foi escrito e é encenado pela atriz uruguaianense Helena Martins. Tagarela, protagonista deste espetáculo, é uma menina negra que, quando criança era muito curiosa e falante e vivia com sua avó, uma sábia senhora.
Um dia, Tagarela volta descontente da escola, porque não soube responder uma pergunta: qual era sua origem. Para encontrar essa resposta, a avó de Tagarela propõe à sua neta uma viagem através de histórias orais, envolvendo músicas, simbologias, danças, objetos e vocabulário representativos da negritude brasileira.
O espetáculo dirigido por Clarissa Gomes, também atriz e mestra em Artes Cênicas pela UFRGS traz questão racial, religiosidade, culturas presentes no Brasil, trazidas pelo povo negro, e a valorização da ancestralidade como forma de manter as histórias das nossas raízes vivas.
Esse espetáculo será apresentado em gratuitamente e contará com a presença de um intérprete de LIBRAS no sábado dia 31 de janeiro, às 18h, na praça da Mãe Preta. Em caso de chuva, a apresentação será no Teatro Municipal Múcio de Castro.
Ficha técnica:
Dramaturgia e atuação: Helena Martins
Direção: Clarissa Gomes
Intérprete de LIBRAS: Vinícius Abreu
Figurino e arte gráfica: Luciano Martins
Sonoplastia: Afrosul
Operação de som: Clarissa Gomes
Operação de luz: Lucas Magnus
Produção: Cia Livre Artista e Gonçalves e Gomes Ltda.
Produção local: Mara Cavalheiro










