A Prefeitura de Passo Fundo iniciou nesta terça-feira (03) uma das obras mais aguardadas pelos moradores do Loteamento Costa Verde: a intervenção na sanga que atravessa o bairro. O projeto visa solucionar problemas históricos de alagamentos, mau cheiro e riscos sanitários, beneficiando diretamente famílias que convivem há décadas com a situação.
Durante visita ao local no final de 2025, o prefeito Pedro Almeida destacou o impacto da ação. “É um compromisso que assumimos com os moradores e que agora se torna realidade. Essa intervenção vai melhorar a drenagem, corrigir o fluxo da água e evitar os alagamentos que causam tantos prejuízos em dias de chuva intensa.”
Para o morador Sérgio Barbosa, de 33 anos, residente no bairro a 33 anos, o início da obra representa o fim de um problema antigo enfrentado por sua família e vizinhos. “Finalmente alguém olhou para o nosso problema. A sanga passa dentro do meu pátio e já tirou cerca de três metros do meu terreno. Agora, com a colocação da galeria fechada, vou recuperar essa área e até poderei construir um muro para garantir mais segurança para a minha família”, afirmou.
O projeto prevê a construção de um canal com muros de gabião (estruturas metálicas preenchidas com pedras), garantindo estabilidade e durabilidade. Também serão construídas duas aduelas (pontes) nas travessias das ruas Paulo da Luz Corrêa e Travessa Estanislau Zanfir, ampliando a vazão da água e prevenindo futuros alagamentos.
O secretário de Obras, Rubens Astolfi, reforçou a relevância do projeto:
“É uma obra de saneamento básico essencial e aguardada há mais de 30 anos. Utilizando tecnologia de gabiões, vamos garantir segurança, drenagem eficiente e respeito às características ambientais da área.”
Os trabalhos iniciaram com a limpeza e preparação da sanga na Rua Paulo da Luz Corrêa, onde serão instaladas as primeiras estruturas dos muros de gabião.












