Grupo Planalto de comunicação

Morre fundador do MPA e ex-deputado estadual, Frei Sérgio Görgen Natural do Rio Grande do Sul, Frei Sérgio dedicou sua existência à articulação política e espiritual

Foto: Divulgação
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) comunicou, nesta terça-feira (3), o falecimento do seu dirigente histórico, Frei Sérgio Antônio Görgen, que faleceu aos 70 anos, em decorrência de um infarto. Natural do Rio Grande do Sul, Frei Sérgio dedicou sua existência à articulação política e espiritual. 
De acordo com nota do MPA, Görgen foi peça fundamental na fundação da instituição em 1996. Sua trajetória foi marcada pelo sacrifício pessoal em prol do coletivo. Frei Sérgio utilizou seu próprio corpo como ferramenta de denúncia através de cinco greves de fome, destacando-se as lutas por crédito agrícola nos anos 90, contra a Reforma da Previdência em 2017 e a jornada pela democracia em 2018, em frente ao STF.
Como sobrevivente e cronista do Massacre da Fazenda Santa Elmira (1989), ele assumiu a missão de não deixar a história ser escrita apenas pelos vencedores. Através de obras como “Trincheiras da Resistência Camponesa” e “A Gente Não Quer Só Comida”, ele teorizou e defendeu a agricultura camponesa como um verdadeiro projeto de vida. Frei Sérgio não apenas pregava o Evangelho, ele o vivia nas trincheiras da luta pela terra. Sua vida foi um testemunho de que a espiritualidade e o compromisso político com os pobres são faces da mesma moeda.
Em publicação no X, a Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT) lamentou a partida de Görgen: “Frade franciscano, fundador do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e ex-deputado pelo PT, uniu fé e compromisso com o povo do campo, dedicando a vida à soberania alimentar, à agroecologia e à justiça social. Seu legado segue vivo na resistência e na esperança”, afirmou Gleisi.
O Presidente Luis Inácio Lula da Silva também se manifestou por meio de publicação no X, onde ressaltou a trajetória do Frei: “Sérgio carregava consigo uma história de vida exemplar. De luta e de sacrifícios pessoais – incluindo greves de fome – para garantir os direitos daqueles que vivem da agricultura familiar”, afirmou.
Em razão do falecimento do ex-deputado Frei Sérgio Görgen, os deputados integrantes da CPI dos Contratos de Concessão decidiram, em comum acordo, remarcar a Reunião Ordinária prevista para esta terça-feira, dia 3 de fevereiro. A nova data sugerida é 23 de fevereiro, às 16h. A CPI segue com seu cronograma de trabalho e manterá a imprensa informada pelos canais oficiais.
Facebook
Twitter
WhatsApp