Grupo Planalto de comunicação

Pavilhão da Agricultura Familiar da 26ª Expodireto Cotrijal reunirá mais de 200 empreendimentos Espaço tradicional da feira se consolida como vitrine da produção familiar

Foto: Vinicius Medeiros/Arquivo SDR
A 26ª Expodireto Cotrijal, que ocorre de 9 a 13 de março em Não-Me-Toque, contará novamente com um dos seus espaços mais prestigiados pelo público: o Pavilhão da Agricultura Familiar. Na edição de 2026, o local reunirá mais de 200 empreendimentos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, representando 119 municípios. A relação dos participantes pode ser acessada aqui.
Os expositores atuam em uma ampla diversidade de segmentos, que incluem panificados, embutidos, mel, sucos, doces, conservas, bebidas, artesanato e produtos de origem vegetal e animal. Na última edição, o Pavilhão superou R$ 3 milhões em comercialização, reforçando sua relevância econômica para os agricultores familiares e suas organizações.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, o fortalecimento das feiras da agricultura familiar é uma política estratégica do Estado. “Em 2025, tivemos o maior volume de investimentos da história em feiras da agricultura familiar, com um aporte de R$ 14 milhões que possibilitou a realização de 139 feiras em todo o Rio Grande do Sul. Esse investimento reafirma o compromisso do governo com quem produz, gera renda e movimenta a economia local”, destacou.
O Pavilhão da Agricultura Familiar tem como propósito valorizar a produção local, fortalecer a geração de renda no meio rural e ampliar a visibilidade dos produtos oriundos da agricultura familiar. A iniciativa é viabilizada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf/RS) e a Cotrijal Cooperativa.

A 26ª Expodireto Cotrijal deve reunir produtores, técnicos, pesquisadores, expositores e visitantes de diversas partes do Brasil e do exterior, consolidando-se como uma das maiores e mais importantes feiras do agronegócio da América Latina.

Texto: Ascom SDR

Facebook
Twitter
WhatsApp