Grupo Planalto de comunicação

Polícia Civil deflagra operação Castelo de Cartas e prende cinco pessoas em Passo Fundo

Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, coordenada pelo delegado Venicios Demartini, deflagrou a operação Castelo de Cartas com o objetivo de desarticular uma associação criminosa investigada por crimes de extorsão, comércio e posse ilegal de arma de fogo.

A ofensiva contou com o apoio de delegacias vinculadas à 6ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, da Delegacia de Polícia de Torres, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Planalto (CRPO Planalto), além da Seção de Correição e da Corregedoria-Geral da Brigada Militar.

Cerca de 40 policiais civis e militares participaram da ação, que resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, sendo dois deles contra policiais militares, e 13 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo.

Em um dos endereços, os agentes apreenderam grande quantidade de anabolizantes, medicamentos e produtos estéticos de origem estrangeira, além de um revólver calibre .357, munições e mais de R$ 90 mil em dinheiro. Um homem foi preso em flagrante no local.

De acordo com a investigação, os trabalhos começaram em setembro de 2025, após a Draco prender em flagrante um indivíduo com diversas armas comercializadas ilegalmente. A apuração avançou e apontou o envolvimento de policiais militares nos crimes investigados, além da atuação de um grupo paralelo especializado em cobranças e extorsões.

Ao todo, cinco homens foram presos preventivamente e outro foi autuado em flagrante. As investigações seguem em sigilo até a conclusão e posterior remessa do inquérito policial ao Poder Judiciário.

Reportagem: Jeferson Vargas
Grupo Planalto de Comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp