Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura de Passo Fundo divulga primeiro balanço do Programa Rumo Certo Foram mais de 100 abordagens nos primeiros dias de fevereiro da iniciativa voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua e fortalecimento da rede de saúde mental

Foto: André Richard/PMPF

A Prefeitura de Passo Fundo divulgou nesta quinta-feira (19) o primeiro balanço do programa Rumo Certo, iniciativa voltada ao atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de rua, com foco na reinserção social, acesso à saúde e fortalecimento da rede de proteção.

Entre os dias 3 e 18 de fevereiro de 2026, foram realizadas 105 abordagens pelas equipes do programa. No mesmo período, o Centro POP registrou 122 atendimentos e viabilizou 12 passagens para retorno de pessoas aos seus municípios de origem ou para reencontro com familiares.

Na área da saúde, o balanço aponta cinco internações em comunidade terapêutica, e quatro internações hospitalares. Também foram realizadas duas ações integradas envolvendo equipes de abordagem social, saúde, forças de segurança e a Secretaria de Serviços Gerais, reforçando o trabalho articulado entre as diferentes frentes de atendimento.

De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, o programa ainda está em fase de adaptação, mas já apresenta resultados importantes. “O Sistema de Monitoramento está sendo alimentado, inclusive com informações anteriores à implantação do programa. Ainda estamos em adaptação, mas os abordadores estão treinando e inserindo os dados, e já é possível perceber a utilidade da ferramenta”, destacou.

Como parte do fortalecimento da rede, foi assinado termo com o Hospital Bezerra de Menezes para qualificar o fluxo de vagas e atendimentos. Além disso, houve o ingresso de um psicólogo para compor a equipe da Casa de Passagem, ampliando o suporte técnico oferecido aos usuários.

Outra medida importante foi a realização de reunião inicial com a rede de saúde e assistência social para a construção de um fluxo organizado de entradas, permanência e saída de pacientes do hospital, buscando maior efetividade no acompanhamento e na continuidade do cuidado. A próxima reunião está marcada para o dia 23 de fevereiro.

O programa Rumo Certo integra as políticas públicas do município voltadas à assistência social e à saúde mental, priorizando o atendimento humanizado, a construção de vínculos e a oferta de alternativas concretas para que as pessoas atendidas possam reconstruir seus projetos de vida.

Facebook
Twitter
WhatsApp