Hoje, 20 de fevereiro, Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo a Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo reforça a importância da informação qualificada, da prevenção e do cuidado contínuo às pessoas afetadas pelo uso de álcool e outras drogas, destacando dados nacionais recentes e as ações desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Saúde Mental realiza contínuas ações sobre o tema, atendendo e alertando a população sobre os perigos da dependência física e psicológica de substâncias lícitas e ilícitas.
A Rede de Atenção Psicossocial de Passo Fundo tem buscado respostas integradas a essa problemática. A Atenção Primária à Saúde acompanha mensalmente, em média, 300 pessoas nas Unidades Básicas de Saúde com demandas relacionadas ao uso de álcool, oferecendo acolhimento, escuta qualificada, manejo clínico inicial, orientação às famílias e encaminhamento para serviços especializados, conforme protocolos do Ministério da Saúde.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) mantém cerca de dois mil cadastros ativos, funcionando em regime de porta aberta para adultos com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas, com atendimentos individuais, grupos terapêuticos, oficinas e ações de reinserção social.
O serviço realiza a solicitação de internação hospitalar e, nos casos que demandam cuidado prolongado, promove a inserção em Comunidades Terapêuticas. Para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e uso associado de álcool e drogas, o município conta com o CAPS Infantojuvenil.
A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações no âmbito do Programa Saúde na Escola, promovendo intervenções voltadas à regulação emocional, à informação sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas e ao incentivo a estilos de vida saudáveis
Destaca-se também o Fórum de Prevenção ao Fornecimento de Álcool e Tabaco a Crianças e Adolescentes de Passo Fundo – RS, iniciativa intersetorial que mobiliza escolas municipais, estaduais e particulares.
A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que o enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas, demanda as ações permanentes, baseadas em evidências, com integração entre os diversos pontos da rede e corresponsabilização social, fortalecendo a prevenção, o cuidado territorial e a proteção de crianças, adolescentes, adultos e idosos.










