O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, estiveram nesta sexta-feira (20), no Hospital São Vicente de Paulo, para oficializar a entrega de novos equipamentos destinados ao Centro Cirúrgico, à Hemodiálise e à Endoscopia. O investimento totaliza R$ 2,1 milhões, viabilizados por meio do Programa Avançar na Saúde.
A solenidade contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Passo Fundo, do Poder Legislativo, prefeitos da região, além de outras autoridades e profissionais da imprensa. Na ocasião, o HSVP também apresentou o projeto da futura Unidade de Transplantes.
O recurso possibilitou a renovação do parque tecnológico, com a aquisição de um arco cirúrgico digital e de uma mesa para cirurgias de escoliose para o centro cirúrgico geral. “É um equipamento moderno, só há três no país – esse é o único no Estado. Precisamos agradecer à equipe das cirurgias de escoliose pediátrica pelo trabalho exemplar e inspirador em Passo Fundo, devolvendo mobilidade e dignidade aos pacientes”, destacou Arita.
Os recursos também financiaram a instalação de um sistema de vídeo para realização de endoscopias e colonoscopias; e a aquisição de sete máquinas de hemodiálise. Cada uma delas permite o tratamento de três pacientes por dia. De acordo com a direção, os novos equipamentos serão usados para reforçar os atendimentos.
Além disso, o vice-governador anunciou a aquisição de equipamentos para cirurgias cardíacas, neurocirurgia, cirurgia por vídeo, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia no valor de R$ 1,35 milhão para o hospital. “Além das verbas mensais de custeio, estamos conseguindo qualificar os hospitais do interior com tecnologia de ponta. Equipar os hospitais significa mais sucesso nos tratamentos, mais vidas salvas”, disse Gabriel.
O HSVP é referência em atendimentos pelo SUS em cirurgia cardiovascular, neurocirurgia, oncologia e traumato-ortopedia para uma população de mais de 2 milhões de pessoas, abrangendo 200 municípios nas macrorregiões Norte e Missioneira.
Créditos: Secom RS











