Na manhã desta segunda-feira, 09, uma série de explosões foi ouvida em Tel Aviv e no centro de Israel, relataram jornalistas da AFP, depois que o exército anunciou ter identificado uma nova leva de mísseis lançados do Irã. A escalada dos conflitos no Oriente Médio já dura 10 dias.
“Há pouco tempo, as forças israelenses identificaram mísseis lançados do Irã em direção ao território do Estado de Israel”, disse o exército em um comunicado, acrescentando que os sistemas de defesa antiaérea foram ativados.
As equipes de resgate israelenses anunciaram na segunda-feira a morte de um homem de cerca de 40 anos, morto em um canteiro de obras, após uma salva de mísseis iranianos no centro de Israel, que também deixou um ferido grave.
“Imediatamente após o acionamento das sirenes”, equipes de socorro foram enviadas “a vários locais no centro de Israel”, incluindo um canteiro de obras, informou o Magen David Adom (MDA), equivalente israelense da Cruz Vermelha, em um comunicado. Dois homens “com ferimentos graves causados por detritos” foram retirados dos escombros, e um deles faleceu pouco depois, acrescentou a MDA.
O Irã realizou nesta segunda-feira novos ataques com mísseis e drones contra Israel e outros países vizinhos do Golfo, horas após o anúncio de que Mojtaba Khamenei havia sido escolhido como líder supremo do país, sucedendo seu pai, o aiatolá Ali Khamenei, morto pelos EUA.
No Bahrein, uma ofensiva iraniana com drones provocou um incêndio em um complexo petroleiro. De acordo com o Ministério da Saúde, citado pela agência Bahrein News Agency, 32 civis ficaram feridos, quatro deles gravemente, na ilha de Sitra.
Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita também foram atingidos por projéteis. Os Estados Unidos ordenaram que toda a equipe diplomática não-essencial deixe Riad, capital saudita.










