A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa aos motoristas que trafegam pela ERS-130 (Rio Forqueta), no km 75, em Arroio do Meio, que foi concluída, nesta segunda-feira (16/03), a instalação do sistema de monitoramento hidrometeorológico no local.
O equipamento, de responsabilidade da Defesa Civil, foi implantado com apoio operacional da EGR, especialmente na organização e sinalização do trânsito, garantindo a segurança dos usuários durante a execução dos trabalhos.
A instalação ocorreu de forma integrada às intervenções que já vinham sendo realizadas na rodovia, permitindo a conclusão do serviço sem impactos significativos no fluxo de veículos.
A partir de agora, eventuais serviços complementares poderão ocorrer de forma pontual, sem interferências relevantes no tráfego. O sistema tem como objetivo coletar dados hidrológicos do rio, contribuindo para ações de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, como cheias e estiagens.
Segundo o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, o equipamento representa um avanço importante no monitoramento do comportamento do rio.
“A instalação desse sistema permite acompanhar com mais precisão as variações do nível do Rio Forqueta, gerando informações fundamentais para ações preventivas. Esse tipo de monitoramento contribui diretamente para a segurança da população e para uma resposta mais ágil em situações de risco”, destaca.
Durante a execução da instalação, houve registro de retenção no fluxo de veículos, utilizando o sistema de pare e siga, em razão de um atraso pontual no cronograma da operação, o que exigiu a manutenção do sistema de controle de tráfego por um período superior ao inicialmente previsto. A situação foi normalizada após a conclusão da etapa mais sensível do trabalho, com liberação gradual do fluxo.
Com a implantação do equipamento, os órgãos responsáveis passam a contar com dados mais confiáveis e em tempo real, o que fortalece o planejamento de ações preventivas, amplia a capacidade de resposta a eventos climáticos e contribui para a proteção das comunidades e da infraestrutura viária na região.











