Neste dia 5 de abril, a comunicação de Passo Fundo e região está em festa: são os 57 anos do Grupo Planalto de Comunicação. Uma data especial, comemorada no domingo de Páscoa.
São 57 anos de confiança! São 57 anos de credibilidade! São 57 anos da indispensável companhia do rádio!
A história nos coloca diante do ano de 1969. Foi a data em que entrava no ar, em 5 de abril, a programação da Rádio Planalto AM-730, que a partir de 12 de outubro de 2018, com a migração para o FM, passou a se chamar Rádio Planalto News (92.1). O padre Paulo Augusto Farina, primeiro diretor, foi também o responsável pela primeira voz a ser apresentada, com a palavra “Deus”.
A trajetória tinha a sua preparação para o cenário da comunicação dezoito anos antes. Em 1941, quando o bispo de Passo Fundo Dom Claudio Colling, ainda sacerdote, demonstrava ter o sonho de um programa diário em uma rádio na capital do Estado. Era o sonho de instalar uma emissora de rádio católica. Tornando-se bispo de Passo Fundo em 1951, assessorado por um grupo de sacerdotes, lançou a campanha entre os católicos da diocese, distribuídos em trinta pequenos municípios, para se cotizarem na doação dos recursos para aquisição dos equipamentos necessários à instalação da futura Sociedade de Radiodifusão do Planalto (Rádio Planalto).
Hoje, a Rádio Planalto News é referência da boa comunicação, com jornalismo, esporte, agricultura, evangelização, entretenimento e integração regional. Os programas são marcados pela credibilidade e pela grande audiência em cerca de 150 municípios do Norte do Rio Grande do Sul.
A história do Grupo Planalto de Comunicação também passava com destaque por 1982. Naquele ano, era inaugurada a Rádio Planalto FM (105.9), inicialmente dedicada à música instrumental, e a partir dos anos 80 se tornando a grande emissora da cultura gaúcha do Rio Grande do Sul e do Brasil. Hoje ela é O Canal do Rio Grande! É a rádio de maior número de acessos de toda a região. É a valorização da cultura gaúcha durante as 24 horas, com a presença marcante em eventos, como bailes, rodeios e festivais.
No ano de 2024, uma terceira emissora do grupo passou a marcar presença. É a Conecta Rádio, com transmissão on-line (Portal rdplanalto.com e aplicativo), com 24 horas de músicas de bailão.
O Grupo Planalto de Comunicação tem presença diária nas redes sociais: Facebook e Instagram. De segunda a domingo, as principais notícias podem ser acompanhadas pelo Portal rdplanalto.com.
Muito obrigado aos nossos ouvintes, patrocinadores e integrantes da caminhada de sucesso! Parabéns, Grupo Planalto de Comunicação pelos 57 anos!











