Grupo Planalto de comunicação

Interior: Obras no Distrito de São Roque avançam e duplicação de ponte é liberada para o tráfego Melhorias de Pavimentação em 3,7 km e construção de novas pontes em concreto

Foto: SMADER/PMPF

As obras de infraestrutura no distrito de São Roque seguem em ritmo avançado e já apresentam importantes entregas para a comunidade. Um dos destaques é a liberação da duplicação da ponte para a passagem de veículos, no sentido à Escola Abrhamo Zanotto, melhorando significativamente a fluidez e a segurança no local.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados na execução da drenagem pluvial, com a canalização sendo realizada em frente à Capela de São Roque, na própria comunidade. Em seguida a esses serviços, terá a pavimentação asfáltica nesse trecho.

Com aproximadamente 80% do cronograma concluído, a obra é executada com recursos próprios do município e do programa estadual Pavimenta 2, do Governo do Estado.

A intervenção é considerada estratégica tanto para a mobilidade da população quanto para o fortalecimento do setor produtivo. O trecho pavimentado, que se estende desde a Avenida Araucária até as proximidades da sede da comunidade, garante melhores condições de trafegabilidade para veículos leves e pesados.

Antes marcada por trechos de difícil acesso, especialmente em períodos de chuva, a via passa a oferecer mais segurança e agilidade no deslocamento diário. Para os moradores, isso representa melhor acesso a serviços essenciais, como saúde e educação, além de mais qualidade de vida.

Morador da comunidade com mais de 50 anos, Dari Rosso destaca a importância da obra para quem vive no local. “Antes, quando chovia, era muito difícil sair de casa. A estrada ficava ruim e até o transporte era prejudicado. Agora, com o asfalto, melhorou muito. A gente consegue se deslocar com mais segurança e rapidez”, relatou.

Para o agronegócio, os impactos também são significativos. A pavimentação facilita o escoamento da produção, reduz custos logísticos e contribui para maior eficiência no transporte de insumos e mercadorias, fortalecendo a economia local e a competitividade da região.

Resumo da obra em São Roque:

• Pavimentação de 3,7 km (da Avenida Araucária até a Escola Abrhamo Zanotto)
• Construção de novas pontes em concreto
• Alargamento e empedramento da pista
• Implantação de drenagem pluvial
• Construção de sarjetas
• Sinalização vertical e horizontal
• Implantação de pontos de parada de ônibus com acessibilidade

Investimentos no interior

Além da pavimentação e construção de pontes, a Prefeitura vem promovendo nos últimos anos outras ações no interior, como a instalação da rede de internet, de câmeras de videomonitoramento, estações meteorológicas e o fortalecimento da agricultura familiar com a compra de produtos locais para a alimentação escolar. A Prefeitura de Passo Fundo fez investimento na construção de pontes e asfaltamento de 26 pontos no interior do município.

Facebook
Twitter
WhatsApp