A Prefeitura de Passo Fundo informou que inicia na próxima segunda-feira (20) a obra de requalificação da Rua General Osório, uma das principais ligações entre bairros e a região central da cidade. O trecho contemplado tem cerca de 1,5 quilômetro, entre a Avenida 7 de Setembro e a Rua Rui Silveira.
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida destacou que a obra representa uma solução definitiva para os problemas enfrentados no local. “Estamos tratando essa intervenção como uma requalificação completa da via. Além do novo pavimento, há a revisão da drenagem e a conclusão da rede de esgoto, o que garante durabilidade e reduz a necessidade de novas intervenções. É uma resposta necessária aos transtornos causados à população e um compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana de Passo Fundo.”
O secretário de Obras, Rubens Astolfi, ressaltou a importância da intervenção para a mobilidade urbana e a durabilidade da via. “A General Osório é um eixo estratégico de ligação com o Centro, com fluxo intenso diário. A requalificação do asfalto, aliada à correção das redes subterrâneas, garante mais segurança, melhor trafegabilidade e maior vida útil ao pavimento. É uma obra técnica, pensada para evitar retrabalho e oferecer uma solução definitiva à comunidade, em especial do entorno da Vila Luíza.”
A intervenção será executada pela Corsan/Aegea, e ocorre após sucessivas intervenções na via relacionadas à rede de água e esgoto. O projeto prevê a substituição de 560 metros de rede de água, implantação de 112 metros de rede de esgoto e o ajuste de aproximadamente 70 tampas de acessos. Concluída essa etapa, será iniciada a fresagem do pavimento — processo de retirada do asfalto existente — seguida da aplicação de nova camada asfáltica.
Para o gerente regional de Relações Institucionais da Corsan, Aldomir Santi, a requalificação do asfalto da rua General Osório é uma sequência do trabalho executado na via. “A Corsan já vinha atuando nos últimos anos na Rua General Osório, com a implantação de redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além de ramais domiciliares, registros de setorização e estruturas de inspeção. Agora, em parceria com o município e atendendo a uma solicitação da administração, estamos avançando para uma nova etapa: a qualificação completa da via”, disse Santi.
De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, será realizado serviços de revisão das canalizações e bocas de lobo. A fiscalização das obras ficará sob responsabilidade do Município, enquanto a Corsan finaliza a implantação da rede de esgoto na região.











