Nos dias 21, 22 e 23 de abril o World Creativity Day 2026 integra um movimento global voltado à valorização da criatividade como motor de desenvolvimento social e econômico e, na programação local, contará com mais de 30 oficinas gratuitas distribuídas em diferentes pontos da cidade, reunindo iniciativas que fortalecem a economia criativa no município.
Dentro da programação do evento, o Grupo Foto Sul promove duas oficinas gratuitas de fotografia, conduzidas pela fotógrafa parceira Maitê Araújo. A primeira, de Fotografia Básica, foi realizada no dia 21 de abril, e a segunda, de Fotografia Criativa, acontece no dia 22, dando continuidade à proposta de estimular o olhar, a prática e a experimentação. As oficinas acontecem no Centro para Desenvolvimento de Pessoas, Produtos e Negócios do Grupo Foto Sul, com atividades paralelas no espaço CDL Tech, ambos no UPF Parque.
Nesta terça-feira (21), marcando o início da participação da empresa no evento, foi realizada a primeira oficina, em que a inspiradora Maitê Araújo apresentou os fundamentos da fotografia, como luz, enquadramento e composição, além de orientações sobre equipamentos e possibilidades de atuação no mercado, com prática utilizando câmera ou celular. “Entender a luz e a composição é o primeiro passo para qualquer pessoa começar a fotografar”, complementa a fotógrafa.
A oficina reuniu participantes de diferentes idades, incluindo crianças interessadas em aprender mais sobre fotografia, evidenciando o caráter acessível e inclusivo da atividade. Ao integrar diferentes gerações em um mesmo ambiente de aprendizado, a iniciativa reforça a fotografia como uma linguagem democrática, que pode ser explorada tanto por quem está iniciando quanto por quem busca aperfeiçoamento. A presença de jovens participantes também destaca o papel da criatividade no desenvolvimento de novas habilidades desde cedo, estimulando o olhar, a expressão e o interesse por possibilidades futuras dentro da economia criativa.
Para Larissa Jardim, Coordenadora de Marketing e Projetos do Grupo Foto Sul e colíder do evento pela empresa, a participação reforça a conexão entre a atuação da empresa e o propósito do evento. “O World Creativity Day valoriza a criatividade como motor de desenvolvimento, e o Grupo Foto Sul acredita nisso na prática, criando oportunidades e fortalecendo o mercado da fotografia por meio desta ferramenta”, destaca.
A participação do Grupo Foto Sul no evento reforça seu compromisso com a formação e o desenvolvimento do mercado fotográfico, aproximando a empresa da comunidade e incentivando novos talentos. Ao promover oficinas abertas ao público, a empresa contribui para ampliar o acesso ao conhecimento e fortalecer a fotografia como ferramenta de expressão, geração de renda e construção de negócios criativos. “Nosso papel é ajudar fotógrafos a enxergarem valor no que produzem e transformarem isso em negócio”, destaca Rodrigo Scortegagna.
Sobre o Grupo Foto Sul
Com quatro décadas de atuação na fotografia, o Grupo Foto Sul é reconhecido como uma das maiores indústrias de imagem do Brasil, com forte presença no desenvolvimento de produtos e soluções para fotógrafos de todo o país. Ao longo de sua trajetória, a empresa tem investido continuamente em inovação e na formação de profissionais, por meio de iniciativas como o Centro para Desenvolvimento de Pessoas, Produtos e Negócios, voltado à capacitação de profissionais e à criação de novas oportunidades no mercado, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia criativa em Passo Fundo e a valorização da fotografia como ferramenta de expressão e geração de renda.












