Grupo Planalto de comunicação

EGR participa de capacitação do Giged e reforça preparação para atuação em situações de desastres

Por Gabriel Valença - Ascom EGR

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) participou da capacitação promovida pela Defesa Civil do Estado para os integrantes do Gabinete Integrado de Gerenciamento de Desastres (Giged), iniciativa que reúne representantes de diversos órgãos e instituições estaduais com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta em situações de emergência e eventos extremos.

A EGR foi representada pelo gerente operacional, Tiago Oliveira, que participou das atividades realizadas ao longo de duas semanas, voltadas ao aprimoramento dos protocolos de prevenção, resposta e recuperação em cenários de riscos e desastres. A programação teve como objetivo promover a integração entre os órgãos que compõem o Gabinete e qualificar as ações coordenadas em situações que demandem rápida mobilização das instituições públicas.

Durante a capacitação, foram abordados temas relacionados ao sistema de monitoramento e alerta estadual, avaliação de riscos e vulnerabilidades, desastres tecnológicos, ações táticas de resposta a catástrofes e socorro às comunidades, gestão de abrigos temporários, ações de saúde pública, Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e o trabalho cooperativo em contextos de riscos e desastres.

Como parte das atividades, os integrantes do Giged também realizaram uma visita técnica à Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, referência nacional em gestão de riscos e desastres. A programação possibilitou a troca de experiências e o conhecimento de estruturas, protocolos e ferramentas utilizadas pelo estado catarinense nas ações de prevenção e resposta a emergências.

Para o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a participação da empresa nas atividades representa uma oportunidade de fortalecer a integração institucional e ampliar a capacidade de atuação em cenários adversos.

“A experiência adquirida nos eventos climáticos recentes demonstrou que a atuação coordenada entre os órgãos é fundamental para garantir respostas rápidas e eficientes. Participar dessa capacitação permite à EGR aprimorar processos, compartilhar conhecimentos e fortalecer a preparação das equipes para atuar em situações de emergência, contribuindo para a manutenção da mobilidade e para o apoio às comunidades afetadas”, destaca Vanacôr.

A participação da EGR no Gabinete Integrado de Gerenciamento de Desastres reforça o compromisso da empresa com a segurança da população e com a atuação coordenada entre os diversos órgãos envolvidos na prevenção, mitigação e resposta a eventos extremos. A troca de conhecimentos e o aperfeiçoamento contínuo das equipes contribuem para respostas mais rápidas e eficientes, fortalecendo a resiliência do Estado diante de situações de crise.

Facebook
Twitter
WhatsApp