Grupo Planalto de comunicação

Área Pastoral de Passo Fundo inicia formação de novos ministros da comunhão Curso reúne leigos de diversas paróquias e prevê encontros presenciais e on-line

A Área Pastoral de Passo Fundo deu início à formação de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC). O primeiro encontro presencial foi realizado na noite de 30 de junho, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, reunindo leigos e leigas de diferentes paróquias do município.

A iniciativa busca atender à necessidade de formação de novos ministros e fortalecer a unidade entre as comunidades paroquiais. O cronograma prevê dez encontros presenciais e sete on-line, além do incentivo à formação permanente dos participantes.

O curso começou no dia 23 de junho com uma aula virtual ministrada por Dom Rodolfo, que abordou a estrutura e os ministérios da Igreja com base no Código de Direito Canônico.

No encontro presencial, os participantes iniciaram as atividades com um momento de oração conduzido por seminaristas. Em seguida, a irmã Araci apresentou a reflexão sobre a missão dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão em uma Igreja ministerial, destacando a Eucaristia como fonte e ápice da vida cristã e o papel dos leigos na evangelização e no cuidado pastoral.

Durante a formação, também foi ressaltado que o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão tem como missão auxiliar na distribuição da Eucaristia e levar a comunhão aos enfermos e idosos, fortalecendo a vivência da fé e o compromisso missionário nas comunidades.

O próximo encontro está marcado para o dia 14 de julho, novamente no Seminário Nossa Senhora Aparecida. O tema será “A pessoa de Jesus Cristo: como o encontro com Jesus deve transformar a vida do MESC”.

Facebook
Twitter
WhatsApp