Grupo Planalto de comunicação

Grêmio volta a ser derrotado pelo Bolivar, é eliminado e torcida pede retorno de Renato

FOTO: Lucas Uebel/Grêmio

Após nova derrota para o Bolivar, desta vez por 1 a 0, o Grêmio é eliminado nos playoffs da Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo. Xingado pela torcida, Luís Castro ainda ouviu os torcedores presentes na Arena na noite desta quinta-feira (30) pedirem o retorno de Renato Portaluppi.

Depois de ser derrotado na altitude de La Paz por 3 a 2, o Tricolor precisava de uma vitória por dois gols de diferença para passar as oitavas de final. O resultado, porém, ficou mais distante logo aos 16 minutos do primeiro tempo, quando Asprilla marcou o gol da vitória boliviana. O atacante já havia deixado o dele na partida de ida.

A partir daí, um Grêmio desajustado ensaiou uma pressão e, apesar de ter terminado o jogo com 31 finalizações e 65% de posse de bola, não foi capaz de igualar o placar. No segundo tempo, Noriega, por conta de confusão, e Marlon, após entrada forte, foram expulsos.

Permanência de Luís Castro

Ainda que a pressão da torcida pela queda de Luís Castro tivesse sido grande, o técnico permanece no cargo e é respaldado pela direção. Além disso, segundo apurado pelo repórter Paulo Nunes, a alta multa recisória é um impeditivo para o desligamento do profissional.

Vice-presidente de Futebol do Grêmio, Rafael Lima conversou com a imprensa na zona mista e defendeu Castro. “A permanência se justifica pelo trabalho que vemos no dia a dia. É óbvio que isso não se reflete nos resultados ainda. Tanto a comissão técnica quanto a direção esperavam que os resultatos já estivessem aparecendo”, disse.

O próprio técnico defendeu a manutenção pelo trabalho apresentado nos bastidores: “o que justifica a minha permanência é eu trabalhar todos os dias de forma honesta”. O português ainda respondeu sobre os gritos da torcida por Renato. “É normal que um ídolo seja saudado, é normal que esteja presente na cabeça dos torcedores sempre. Mas nunca vivi minha vida com fantasmas. Vivo eu virado para os meus jogadores e minha consciência. Não tenho mais comentário a fazer senão dizer parabéns ao Renato por tudo que fez no Grêmio”, afirmou.

Embora tenha sido eliminado, para Luis Castro, O Grêmio merecia ter saído vitorioso na noite desta quinta-feira e usou como argumento as estatísticas da partida, principalmente o número de finalizações que, segundo ele, são um recorde na carreira. “As 31 finalizações não contam nada quando perdemos. Os 65% de posse de bola não valem nada quando perdemos, mas é um indicador que tivemos sempre por cima do jogo e que poderíamos ter ganho e não deveríamos ter perdido”, completou.

No entanto, o português isentou o grupo de jogadores e puxou para si a responsabilidade pela desclassificação. “As vaias foram para mim. Não houve vaias para os jogadores. As vaias foram todas para o Luís Castro, não foram para eles. Os jogadores deram tudo deles e a torcida reconheceu e os apoiou sempre ao longo de todo o jogo. Eu acho que todos nós que estamos aqui no auditório entendemos que o resultado não foi aquilo que nós queríamos”, afirmou.

Eliminação atrás de eliminação

Desde 2021, o Grêmio não consegue avançar em uma fase de mata-mata em competições da CONMEBOL. Na Sul-Americana é a segunda temporada seguida em que cai nos playoffs. Em 2025, o algoz foi o Alianza Lima do Peru.

Na Libertadores de 2024, o Tricolor foi eliminado pelo atual campeão, Fluminense, nas oitavas de final. Antes disso, a última participação em competições internacionais havia sido na Libertadores de 2021, quando caiu ainda na chave prévia, na terceira fase após duas derrotas para o Independiente Del Valle, do Equador. Na fase anterior, eliminou com facilidade o Ayacucho do Peru, última vez que conseguiu sair classificado de um mata-mata continental.

Próximo desafio

Apesar de tudo, o Grêmio tem pouco tempo para digerir a derrota para o Bolivar, uma vez que no domingo (02/08) encara o Mirassol fora de casa pela perna de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor entra em campo no Maião a partir das 18h e terá de lutar contra o tabu de nunca ter vencido o clube do interior paulista. A partida de volta acontece na quarta-feira seguinte, às 19h30.

Fonte: rádio Guaiba

Facebook
Twitter
WhatsApp