A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BPAmb), atendeu na quinta-feira (20) uma denúncia de maus-tratos contra animais no município de Ibirubá.
No local, os policiais encontraram oito cães em condições inadequadas de bem-estar. Cinco deles apresentavam sinais aparentes de desnutrição. Os animais estavam em uma área úmida e com barro, sem disponibilidade aparente de alimento e submetidos a meios de contenção considerados inadequados.
Também foram constatadas condições precárias nos abrigos, além da presença de materiais e resíduos espalhados pelo local.
A fiscalização contou com o acompanhamento da ONG Miau Judá e de uma médica-veterinária. Diante da situação constatada, os oito cães foram apreendidos e encaminhados à ONG, que ficou responsável pela guarda e pelos cuidados dos animais, na condição de fiel depositária.
Durante a fiscalização, os policiais também localizaram um papagaio-charão (Amazona pretrei) mantido em uma gaiola de forma irregular. Conforme orientação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a ave permaneceu com o proprietário, mediante termo de fiel depositário.
O responsável pelo local foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ibirubá para as providências legais cabíveis.
Reportagem: Jeferson Vargas












