Ao longo de seus 40 anos de história, o Esporte Clube Passo Fundo se notabilizou por contar com os artilheiros das competições. Felipe, Claudio Freitas e Michel colocaram o tricolor no alto do topo no Campeonato Gaúcho da Divisão Especial.
Na Série A-2, há um bicampeonato da artilharia. No ano de 2025, Vinícius foi o goleador isolado pelo Passo Fundo.
Agora, o artilheiro é também do clube da capital do Planalto Médio e com o título de campeão. Patrickão foi o goleador de 2026, com 9 gols marcados. Embora não conte para a artilharia, ele marcou ainda um gol decisivo, que foi o quinto na cobrança de pênaltis na decisão contra o Brasil de Pelotas, o que possibilitou a consagração na sequência com o goleiro Jonathan defendendo a sua terceira cobrança.
Patrickão se tornou um ídolo da torcida tricolor. Ele foi fundamental no acesso à Série A e na conquista do título. O jogador de 27 anos é natural de Nossa Senhora do Socorro, estado de Sergipe. Sua carreira começou pelo Sport Recife, de Pernambuco, em 2016.
Antes de vir para o Estádio RazaoInfo Vermelhão da Serra, atuou no primeiro semestre pelo São Gonçalo, do Rio de Janeiro. Patrickão já era conhecido do futebol gaúcho, tendo vestido as camisas de Santa Cruz e Brasil de Pelotas.
Nesse domingo, 01, recebeu o troféu de goleador da Série A-2 das mãos do presidente Luciano Hocsman, da Federação Gaúcha de Futebol.

—
Texto: Luiz Carlos Carvalho (Grupo Planalto de Comunicação)
Fotos: Deborah Melo/ECPF











