Em preparação a uma das maiores festas do tradicionalismo do Estado, o 33º Festival Campeiro do Rio Grande do Sul (Fecars), que vai ocorrer entre os dias 15 e 19 de março, em Santa Cruz, os preparativos no Parque de Eventos já iniciaram.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura realiza o trabalho de drenagem e canalização em um dos pontos do local. De acordo com o titular da pasta, Edmar Hermany, todas as melhorias que estão sendo feitas ficarão de forma permanente no parque, para que outros eventos tradicionalistas também sejam beneficiados com as intervenções.
Conforme o o presidente da Comissão Executiva da Fecars deste ano, Juliano Batista, algumas melhorias já foram realizadas no decorrer da semana. Nesta primeira etapa, estão sendo removidas as estruturas das mangueiras e bretes, que serão substituídas.
Outros reparos como limpeza nas áreas de acampamento, restauração do espaço das provas campeiras , reposição de areia e compactação da cancha, além de melhorias nos pontos de energia e água, também estão sendo executadas.
A previsão, segundo Batista, é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelo parque nos cinco dias do evento. Considerado o maior evento do Rio Grande do Sul, e realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a Fecars reúne integrantes de 30 regiões do Estado. No festival ocorre as provas de tiro de laço, gineteada, chasque, rédeas e vaca parada. Ao mesmo tempo, ocorrerá também o Seminário de Cultura Campeira, que envolve peões de todo o Rio Grande do Sul. O ingresso para o parque, durante o evento, será gratuito.
Arquibancada
A construção da arquibancada do Parque de Eventos também está em ritmo acelerado. A obra foi iniciada em dezembro e, no momento, a empresa vencedora da licitação trabalha nas fundações. As estacas já foram concluídas e aguarda-se o tempo de cura.
De acordo com a engenheira da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, Ana Carolina Zanchin, a próxima etapa é a construção da estrutura da arquibancada, que será em concreto pré-moldado. A arquibancada terá 51 metros de comprimento, por 13 metros de largura e a mesma medida para a altura. O local pode abrigar até 400 pessoas.
Embora o prazo para a conclusão da obra seja de seis meses, a previsão é de que parte da estrutura esteja concluída já em março, para poder ser utilizada no evento da Fecars, restando somente a cobertura para ser finalizada posteriormente.
Foto: Luiz Fernando Bertuol
Fonte: Portal GAZ