Grupo Planalto de comunicação

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Serviço de Radioterapia do HSVP é referência no interior do RS

Mais de 100 pacientes são atendidos diariamente no setor 

A radioterapia é um tratamento realizado a partir de radiações ionizantes, usadas para destruir ou evitar o crescimento de um tumor. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, cerca de 70% dos pacientes oncológicos passam pelo tratamento com radioterapia e, nos casos em que não é possível obter a cura, o método contribui com a qualidade de vida, já que as aplicações diminuem o tamanho do tumor. 

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo é referência nesse tipo de tratamento para a macrorregião norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. A Radioterapia do HSVP atendeu, em 2022, mais de 1.320 pacientes. A equipe é formada por profissionais de diferentes áreas da saúde, que analisam individualmente cada caso, para proporcionar o melhor tratamento dentro das condições clínicas de cada paciente.

“O nosso principal diferencial é que hoje o HSVP não tem limitações de tratamentos em radioterapia. Temos disponível todas as técnicas que existem no mercado, desde o mais básico, que seria o tratamento 3D, até a mais alta tecnologia, como IMRT e radiocirurgias com extrema precisão. Contamos com o Synergy, um equipamento extremamente moderno e preciso, onde podemos fazer a localização de lesões em tempo real de tratamento, com sistema 4D de imagem, chamado cone bean, algo raro no país”, contou o físico médico Bruno Costa Tonetto. A Radioterapia conta também com um sistema de controle de qualidade, que identifica se toda a dose prevista que está sendo entregue ao paciente, conforme o planejamento, tornando o tratamento mais eficaz, personalizado e seguro ao paciente, diminuindo assim o risco de impacto nas células saudáveis.

“No HSVP o paciente pode receber o mais simples tratamento necessário, até os mais modernos, como a radioterapia de intensidade modular (IMRT) e, principalmente, a radiocirurgia cerebral 'frameless', onde o paciente recebe radioterapia através do aparelho, sem a necessidade de procedimento cirúrgicos, com conforto e diminuição do risco e em uma única ou poucas aplicações. Essa é uma das inovações no qual a Instituição tem grande experiência, realizando cerca de 15 procedimentos por mês, cumprindo a missão de ser um Serviço de Radioterapia atualizado, oferecendo soluções em saúde e o acolhimento aos pacientes. É também um dos únicos serviços do Rio Grande do Sul que atende crianças, assim como tem à disposição radiocirurgias nas mais variadas neoplasias,  como pulmonar, metástases ósseas e trato gastrointestinal”, ressaltou o radioterapeuta e responsável técnico pelo Serviço de Radioterapia do HSVP, Dr. César Augusto Silva.

HISTÓRICO 

Em 2001, a Comissão Nacional de Energia Nuclear autorizou o HSVP a criar um Centro Radioterápico com a instalação de um Acelerador Linear. Inaugurado em 2005, o Serviço de Radioterapia do HSVP conta hoje com dois aceleradores lineares e atende pacientes do Sistema Único de Saúde, Convênios e Privados. Sempre com profissionais de ponta e constantemente atualizados nos maiores centros de tratamento do país. 

[foto=103673]
Facebook
Twitter
WhatsApp