Este ano, a Companhia recebe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a versão Amarela do Selo, que tem validade de dois anos
Para a BSBIOS, estar em conformidade com seus padrões de conduta e integridade é condição essencial desde sua criação, enraizando a integridade como um de seus valores, que se faz presente em suas ações e cultura. Foi com um sentimento de confirmação desse compromisso que, nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a gerente executiva jurídico e compliance, Carine Bastos Almeida Oro e o presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, estiveram em Brasília para receber a renovação da certificação Mais Integridade 2022/2023.
O Selo Mais Integridade é uma certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e tem como propósito reconhecer empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade com enfoque na responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética. A premiação também tem o objetivo de reconhecer práticas de integridade e ética, além de estimular a implementação dessas práticas por meio de programas de integridade, ética e de sustentabilidade, e conscientizar empresas e cooperativas do setor sobre a importância do seu papel de atuação no enfrentamento às práticas concorrenciais corruptas e antiéticas, entre outros.
Este ano foram 11 organizações premiadas com o Selo Verde, quando a certificação é concedida pela primeira vez, e 16 receberam o Selo Amarelo, quando alcançam a renovação do certificado. Ainda, durante a cerimônia, também foi entregue duas menções honrosas para as associações que representam as instituições mais premiadas, que foram Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Para Battistella, na BSBIOS, trabalhar com ética, transparência e integridade sempre foram pilares fundamentais para o negócio. “Receber a renovação desta Certificação é algo que nos deixa feliz e nos orgulha muito. Mais que um reconhecimento, o Selo reflete toda a nossa jornada de trabalho construída até aqui, de forma íntegra e transparente”, destacou.
Já Carine enfatiza que esta é mais uma conquista de todo o time BSBIOS. “É, sem dúvida, um momento muito especial. A renovação do Selo Mais Integridade reconhece cada ação feita no dia a dia da Companhia. Sabemos que trilhar um caminho baseado na integridade, na honestidade e na transparência não é fácil, mas seguimos um propósito e juntos conseguimos alcançar excelentes resultados. E essa certificação é a prova disso. O compliance se faz em conjunto, diariamente, e cada um é fundamental nesse processo”, pontuou.
Na ocasião, o Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho destacou que esta é uma iniciativa muito importante do Mapa. “A agenda na questão de compliance evoluiu muito nos últimos anos, saindo de um campo muito restrito. Os programas de integridades revelam os compromissos que as empresas possuem com a cadeia produtiva na qual está inserida, com seus colaboradores, fornecedores, consumidores e envolve o compromisso com padrões éticos, padrões de organização da atividade econômica, da sustentabilidade, de forma que visem um cumprimento qualificado de normas e da legislação”, afirmou.
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda, salientou que esta é uma premiação de grande relevância para a sociedade brasileira. “É com grande satisfação que parabenizo cada uma das empresas premiadas que se empenham em desenvolver diariamente um papel íntegro e ético”, destacou.
Participaram da cerimônia o Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, o presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Irajá Rezende de Lacerda, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion, o Diretor Superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil, Julio Cesar Minelli, e o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, Márcio Lopes de Freitas.
O Selo Mais Integridade
O Selo Agro Mais Integridade foi lançado em 2017, firmando o Pacto pela Integridade que prevê a implementação de políticas internas, procedimentos e regras de compliance, visando a anticorrupção. Para a obtenção do Selo é preciso comprovar prática em programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncias efetivos, além de ações voltadas para a responsabilidade social e ambiental, promovendo treinamentos que busquem a melhoria da cultura organizacional.
Fonte: Divulgação BSBIOS