Uma semana para viver a música: é com este objetivo que a Prefeitura vai promover, durante a Semana da Música, o Festival de Música de Passo Fundo. De 13 a 18 de março, a comunidade terá acesso a uma programação ampla e gratuita, que ocupará os espaços públicos e contará com a presença de músicos passo-fundenses reconhecidos no mundo. Em meio aos eventos, o Município fará também a entrega da sede da Escola Pública de Música Yamandu Costa.
De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, o Festival de Música tem como objetivo levar atividades culturais para as pessoas. “Para isso, teremos muitas atividades gratuitas, realizadas, em sua maioria, em espaços públicos. Contaremos com grandes artistas convidados, cultura e alegria para todos os passo-fundenses que quiserem e puderem participar”, destaca.
O festival terá um cortejo musical, que desfilará pela cidade, encontros para falar sobre música e workshop. Além disso, entre os momentos mais aguardados, estão apresentações de músicos passo-fundenses consagrados, como Yamandu Costa, Alegre Corrêa e Gabriel Selvage, e do gaiteiro porto-alegrense Renato Borghetti.
A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, enfatiza que o Festival fortalece a histórica relação da cidade com a música. “É comum, quando falamos que somos daqui, relacionarem com a música Gaúcho de Passo Fundo. Quando vemos nascer mais um Festival de Música e esse festival, em sua primeira edição, já tem artistas como Yamandu Costa, Alegre Corrêa, Gabriel Selvage, Renato Borghetti, nossa certeza é a de que estamos na trilha certa: Passo Fundo é música”, afirma.
O Festival de Música é fruto de uma lei de autoria do vereador Michel de Oliveira, que instituiu a Semana da Música, a ser realizada anualmente no mês de março. Para ele, a mobilização da cidade trará novas perspectivas para as pessoas e também o reconhecimento dos agentes culturais. “A cultura deve ser de todos e para todos. Proporcionar eventos gratuitos, sociais e que têm o cunho de atingir a comunidade é gerar oportunidade para que as pessoas possam participar de atividades e ações. Além disso, esse projeto vem para valorizar a classe artística musical, todos os artistas daqui e os que vivem fora e levam o nome de Passo Fundo, como o caso do Yamandu Costa, e osprofissionais de toda a cadeia produtiva que promovem a cultura, geram trabalho e renda em nossa cidade”, considera.
A iniciativa foi construída em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF). O coordenador do curso de Música, Alexandre Saggioratto, fala sobre a importância de a cidade viver a música. “A Semana da Música é um evento tradicional no curso, que acontece há um bom tempo, reunindo músicos de Passo Fundo, da região e do país para workshops, oficinas, concertos, entre outras atividades. Com a Semana da Música inserida no calendário municipal, conseguimos fazer um evento maior e contemplar mais artistas e pessoas, com a participação de músicos e o envolvimento da comunidade em geral, que terá acesso a um tipo de música que não se ouve na grande mídia. A Cultura é importante para a vida de todos e transforma uma cidade, tendo um papel cultural e educacional”, enfatiza.
Música nos espaços públicos
Toda a programação do Festival de Música de Passo Fundo será gratuita e grande parte dela acontecerá nos espaços públicos a fim de convidar as pessoas a viverem a música. Haverá encontros no Teatro Múcio de Castro, na Gare Gastronômica e nas ruas da cidade, além do auditório do Colégio Notre Dame.
Aqui, se destaca as primeiras ações do Música no Ponto. O projeto levará apresentações musicais para locais que registram grande movimentação de pessoas, como paradas de ônibus e praças, ampliando o acesso dos passo-fundenses à música e, ao mesmo tempo, valorizando os músicos locais. A seleção das apresentações foi feita a partir de um edital público.
Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, o projeto vai promover mudanças no dia a dia da cidade e das pessoas. “Nosso desejo é levar arte e humanização aos espaços públicos. Se a música serve para tornar mais agradáveis os ambientes fechados, por que não levá-la também para os espaços abertos e públicos? As apresentações serão leves e sem horário marcado, na busca por aliviar as tensões da rotina e trazer harmonia”, pontua.
Inauguração da sede da Escola Pública de Música
No dia 16 de março, às 9h, a Prefeitura fará a entrega da sede da Escola Pública Yamandu Costa, um projeto inovador e que oportunizará transformações à vida de crianças da rede municipal de ensino. O prédio fica localizado no Parque da Gare.
Conforme explica o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, na sede, será realizado um trabalho específico e aprofundado com os alunos que participarem do projeto e apresentarem maior aptidão. “Os alunos que se destacarem na escola de seu respectivo quadrante vão poder estar no conservatório para compor conjuntos musicais formados por crianças e jovens da rede pública municipal de educação”, enfatiza.
Quatro escolas de Ensino Fundamental concentrarão as aulas de música. São elas: Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton. “Uma escola em cada quadrante foi definida para acolher o projeto. Essas escolas receberão alunos de outras instituições de suas regiões. Partindo de uma dimensão de cidade educadora, elas têm o território como espaço de ação”, salienta.
A Escola Pública de Música leva o nome do gênio da música mundial, vencedor do Grammy Latino em 2021 e passo-fundense Yamandu Costa. As inscrições para os estudantes interessados em fazer parte da iniciativa devem ser feitas pelo sitegg.gg/epyminscricao.
Pré-programação completa
08, 09 e 10/03
TEASER FESTIVAL COM AÇÕES DO MÚSICA NO PONTO
Paradas de ônibus: Museu Histórico Regional / Praça Tochetto / Esquina das ruas Morom e Bento Gonçalves / Escadaria Clube Comercial / Notre Dame
13/03
11h30 – MÚSICA NO PONTO
13h15 – MÚSICA NO PONTO
17h30 – CONCENTRAÇÃO DO CORTEJO MUSICAL
Praça Marechal Floriano
18h00 – SAÍDA DO CORTEJO MUSICAL EM DIREÇÃO AO TEATRO MUNICIPAL MÚCIO DE CASTRO
18h30 – AUDIÇÃO CORO RESONARE
Teatro Municipal Múcio de Castro
19h – ABERTURA OFICIAL EVENTO
Teatro Municipal Múcio de Castro
20h – NO RITMO DA PROSA – CENÁRIO MUSICAL EM PASSO FUNDO
ADEMIR CAMARGO / ALEXANDRE SAGGIOTATO / FABIANO LENGLER / JONATHAS FERREIRA
Teatro Municipal Múcio de Castro
14/03
11h30 – MÚSICA NO PONTO
13h15 – MÚSICA NO PONTO
18h às 21h30 – TERÇA MAIOR
MOSTRA DAS ESCOLAS DE MÚSICA DE PASSO FUNDO
LES CHAPUIS MÚSICA E DANÇA/ MUSIKIDS / ESCOLA DE MÚSICA FABÍULA MUGNOL / MUSICLASS / GIU SANDERI – CIA DA MÚSICA / CASA DRUM – MÚSICA E ARTE
Gare Gastronômica
15/03
11h30 – MÚSICA NO PONTO
13h15 – MÚSICA NO PONTO
14h – OFICINA PARA FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES DA ESCOLA PÚBLICA DE MÚSICA YAMANDU COSTA
18h às 21h30 – UPF GUITAR FESTIVAL
GRUPO DE PERCUSSÃO UPF / SONIC BOOM / UPF GUITAR FESTIVAL
Gare Gastronômica
16/03
09h – INAUGURAÇÃO ESCOLA PÚBLICA DE MÚSICA YAMANDU COSTA
PARQUE DA GARE
11h30 – MÚSICA NO PONTO
13h15 – MÚSICA NO PONTO
14h – YAMANDU VISITA EMEF COHAB SECCHI E SENADOR PASQUALINI
18h – FORMAÇÃO MUSICAL
TEMA: POSICIONAMENTO NO MERCADO FONOGRÁFICO – SAMUEL QUADROS
TEATRO MUNICIPAL MÚCIO DE CASTRO]
18h45 – FORMAÇÃO MUSICAL
TEMA: FINGER TAB METHOD – ENTENDENDO O VIOLÃO PELA TABLATURA – JONATHAS FERREIRA
Teatro Municipal Múcio de Castro
20h – SHOW ‘DOIS VENTOS’ – ALEGRE CORRÊA e LUNA PAZ
Teatro Municipal Múcio de Castro
21h30 – OPEN MIC PF – JAM SESSION O’VALLENGUER PUB
17/03
11h30 – MÚSICA NO PONTO
13h15 – MÚSICA NO PONTO
14h – YAMANDU VISITA EMEF BENONI ROSADO E WOLMAR SALTON
18h – FORMAÇÃO MUSICAL
TEMA: RECITAL DIDÁTICO DE VIOLÃO – MÁRLOU PERUZZOLO E CAUÃ CANILHA
Teatro Municipal Múcio de Castro
19h – NO RITMO DA PROSA – MÚSICA NO MUNDO
YAMANDU COSTA / ALEGRE CORRÊA / GABRIEL SELVAGE
Teatro Municipal Múcio de Castro
20h – SHOW GABRIEL SELVAGE – 20 ANOS DE MÚSICA
Teatro Municipal Múcio de Castro
18/03
19h – RENATO BORGHETTI QUARTETO
Auditório do Colégio Notre Dame
20h – YAMANDU COSTA
Auditório do Colégio Notre Dame