Amanhã, 1º de abril, é comemorado o Dia Nacional de Segurança do Paciente, instituído pelo Ministério da Saúde, em 2013, juntamente com a criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). No Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, uma campanha permanente é desenvolvida para disseminar e fortalecer a cultura de segurança institucional, visando a melhoria contínua dos processos assistenciais oferecidos aos pacientes.
Para marcar a data, o Núcleo de Segurança do Paciente do HSVP programou atividades com jogos interativos para os colaboradores e uma cruzadinha de identificação aos pacientes e seus familiares. A ação especial está sendo coordenada pelos enfermeiros Mauricio Luzzi, Gilmara Lima Ceretta Walter e Daliane da Silva Bertussi com os propósitos de garantir mais segurança aos pacientes, oferecer ferramentas de trabalho que auxiliem a prática profissional assertiva e ainda de levar conhecimento sobre o tema ao público externo.
Conforme a equipe do Núcleo, a Instituição está constantemente preocupada em entregar serviços de excelência à população, de forma segura e com qualidade, por isso sua rotina de trabalho é baseada em estratégias que sustentam as boas práticas em saúde. “Através da implantação e execução de Protocolos Institucionais de Segurança do Paciente buscamos o sucesso integral na prestação de cuidados ao paciente. Para nós, essa cultura é um importante componente estrutural dos serviços que favorecem a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos”, afirmaram os organizadores das atividades.
[foto=106214]
[foto=106216]
[foto=106217]
[foto=106218]
[foto=106216]
[foto=106217]
[foto=106218]
Créditos: Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP.