No último sábado, dia 22, foi o Dia Nacional da Tontura, que é o segundo sintoma mais sentido pelas pessoas, atrás apenas da dor de cabeça. E para falar sobre a conscientização desse tema, a Clínica Umani Adulto está promovendo uma oficina gratuita com orientações e explicações sobre o tratamento para as pessoas que têm tontura ou mesmo quem tem interesse em saber mais sobre o tema. São 25 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp 54 99709-9236.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) enxaqueca, labirintite, doenças dos cristais, entre outras situações podem causar esse mal estar que atinge cerca de 30% da população mundial. O que pouca gente sabe é que nem sempre um tratamento medicamentoso é necessário para resolver o problema da tontura. A oficina oferecida pela Clínica Umani visa explicar quais as principais causas mais comuns e também orientar as pessoas que estejam enfrentando esse problema sobre como buscar ajuda, cuidados necessários, entre outras orientações que serão repassadas pelos especialistas, além de poderem tirar dúvidas.
Um problema com diversas causas:
A fisioterapeuta e especialista em tontura Nedi Magagnin, diretora da Clínica Umani explica que nem sempre é necessário um tratamento com medicamentos para tratar a tontura. “Antes de iniciar qualquer tratamento é necessário diagnosticar precisamente a origem dessa tontura, pois ela pode ter diversas causas, sejam labirínticas – com alterações no labirinto que é a estrutura responsável pelo nosso equilíbrio – ou mesmo alguma alteração neurológica”, explica.
Um dos métodos de identificação da origem da tontura é um exame de alta tecnologia, porém de simples aplicação, e que é realizado em menos de um minuto, inclusive quando o paciente está em uma crise de tontura. “O VHIt, por exemplo, possibilita identificar se o problema tem origem labiríntica ou neurológica. Em diversos casos, apenas uma manobra de fisioterapia é suficiente para solucionar o problema. O paciente chega no consultório com tontura e retorna para casa normalmente”, acrescentou.