Grupo Planalto de comunicação

Avançam as obras das novas escolas municipais

Serão mais cinco escolas de Educação Infantil e uma de Ensino Fundamental, totalizando a abertura de mais 1,5 mil vagas na Rede Municipal
Avançam as obras de construção das novas escolas municipais de Passo Fundo. Nesta terça-feira (9), a Prefeitura atualizou o status das seis instituições que estão em obras ou terão a construção iniciada em breve: as escolas de Educação Infantil (EMEIs) Parque do Sol, Valinhos, César Santos, Victor Issler e Maggi de Césaro e a escola de Ensino Fundamental (EMEF) Petrópolis.
Conforme o prefeito, o Município está investindo em novas escolas a fim de ampliar o número de vagas na rede. “Serão quase 1,5 mil novas vagas, sendo 700 para a Educação Infantil e 700 para o Ensino Fundamental, observando o crescimento da demanda da Rede Municipal. Entre as novas instituições, teremos a primeira de turno integral do Município”, destacou.
A EMEI do Bairro Valinhos será a primeira do Município a atender as crianças em turno integral. As obras começaram há quase três meses e estão chegando a 10% de execução. A entrega tem previsão para acontecer em fevereiro de 2024. Também está em progresso, com mais de 15% de construção, a EMEI Parque do Sol. A Prefeitura deu sequência às obras após conseguir, junto ao Ministério da Educação, alterar o modelo construtivo da unidade, que viabilizou a contratação de uma nova empresa. A instituição deverá ser inaugurada até o fim do ano.
Com projetos prontos, as obras das EMEIs Victor Issler e Maggi de Césaro estão em fase de elaboração do edital para a contratação da empresa responsável. Já os projetos para a EMEI César Santos e a EMEF Petrópolis estão sendo desenvolvidos para que, em seguida, as obras sejam licitadas.
Novas escolas para atender à demanda crescente
A Rede Municipal de Educação conta com 72 escolas e registra um crescimento da procura por vagas. Para o ano letivo de 2023, foram feitas 3,8 mil novas solicitações para o ingresso de estudantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, expõe dois fatores relacionados com o aumento da demanda. “Passo Fundo tem sido muito atrativa para pessoas de outros estados. O último censo do IBGE apontou para um aumento de 17% da população, bem acima de cidades do mesmo tamanho. Outro elemento importante tem a ver com os efeitos da pandemia sobre a vida financeira das pessoas. Isso fez com que elas buscassem uma solução pública, inclusive, para educação”, afirma.
O Município trabalha com soluções para responder efetivamente à procura. “A curto prazo, uma alternativa foi realizar a medição das salas de aula com o objetivo de viabilizar a expansão do número máximo de alunos de acordo com o tamanho dos espaços. Há uma legislação que indica essa relação. Conseguimos atender mais 500 alunos apenas com a medição. A médio prazo, estamos entregando mais salas de aula nas escolas. A EMEF Eloy Pinheiro Machado, por exemplo, recebeu duas salas novas, que, dependendo da faixa etária, poderá atender mais 90 alunos da região”, enfatiza Adriano.
A medida com reflexos a longo prazo é a construção de novas escolas, uma determinação do prefeito Pedro Almeida e que possui prioridade dentro das metas do governo. As novas escolas resultarão em mais de 700 vagas para a Educação Infantil e 700 vagas para o Ensino Fundamental.
Facebook
Twitter
WhatsApp