O projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) “Brinquedoteca Universitária: laboratório de aprendizagens lúdicas” promoverá uma programação especial durante a Semana Mundial do Brincar, que ocorre de 22 a 26 de maio. Tendo como tema “A natureza no brincar”, a proposta reúne uma série de atividades gratuitas, como oficinas, trilhas e exposições. Escolas do município e região e a comunidade acadêmica podem se inscrever.
Ainda há vagas nas atividades do turno da tarde, para turmas do 4º ao 6º ano. Professores com interesse em participar podem contatar, no período da tarde, pelo número (54) 3316-8290 ou pelo e-mail brinquedotecaihcec@upf.br. Também estão abertas as inscrições para a Trilha Ecológica Histórico Cultural Noturna, que acontecerá na segunda-feira, 22 de maio, a partir das 19h30min. Poderão participar estudantes e professores do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC). As inscrições têm um número limitado e serão confirmadas por ordem de procura. Quem tiver interesse, deve enviar um e-mail com o nome completo, nome do curso e matrícula para brinquedotecaihcec@upf.br.
Confira a programação completa:
– Dia 22 de maio (segunda-feira)
– 14h: Oficina Brincadeiras que Viraram Histórias
Coordenação: professora Marlete S. Diedrich (Linguagens e Práticas Sociais) e bolsistas do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras.
– Local: Jardim das Artes, junto ao prédio D2, Campus I da UPF. Em caso de chuva, a oficina será realizada no Mundo da Leitura.
– Público: escola agendada.
– 19h30min: Trilha Ecológica Histórico Cultural Noturna
“Projeto Trilhas UPF” – coordenação: professores Raphael L. Borges (curso de Educação Física) e Noeli Zanella, Gladis Thome, Cristiano Buzatto e Ana Vendrametto (curso de Ciências Biológicas).
– Ponto de partida: prédio D3. A atividade será realizada somente com tempo seco.
– Público: acadêmicos e professores do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC) com inscrição confirmada.
– Orientações de vestuário: roupa confortável que possa sujar, calça comprida, tênis confortável que esteja acostumado a caminhar, água para hidratar e repelente. Os participantes podem levar algo leve para lanchar, como uma fruta ou barrinha de cereal. Quem tiver lanterna, também poderá levá-la, ou mesmo utilizar a lanterna do celular.
– Dia 23 de maio (terça-feira)
– 14h: Oficina Contação e Ilustração de Histórias
Coordenação: professora Marlete S. Diedrich e bolsistas do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras; professoras Amábile C. Scorteganha e Marilei Dal ‘Vesco e bolsistas do curso de Artes Visuais e do projeto de extensão “Arteterapia, Cuidado e Saúde Emocional”.
– Local: Jardim das Artes, junto ao prédio D2, Campus I da UPF. Em caso de chuva, a atividade acontece na Brinquedoteca Universitária, no prédio D3.
– Público: escola agendada.
– Dia 24 de maio (quarta-feira)
– 14h: Oficina Atividades de Aventura
Coordenação: professor Raphael L. Borges (curso de Educação Física).
– Local: espaços verdes do Campus I. Em caso de chuva, a oficina ocorre nos Ginásios Desportivos do Instituto da Saúde (IS), prédios A3 e A4.
– Público: escola agendada.
– Dia 25 de maio (quinta-feira)
– 14h: Oficina Arte e Natureza
Coordenação: Professoras Amábile C. Scorteganha e Marilei Dal ‘Vesco (curso de Artes Visuais e projeto de extensão “Arteterapia, Cuidado e Saúde Emocional”).
– Local: Jardim das Artes, junto ao prédio D2, Campus I da UPF. Em caso de chuva, a atividade acontece no Atelier de Pintura do prédio D2.
– Público: escola agendada.
– Dia 26 de maio (sexta-feira)
– Oficina Vamos Jogar com Rochas e Minerais?
Coordenação: professora Ana Paula H. Vaniel (cursos de Química) e bolsistas Paidex do projeto “Recursos Minerais e Sustentabilidade”.
– Local: Área verde no entorno do prédio B2 e Laboratório do curso de Química.
– Público: escola agendada.
Exposições prédio D3
– Brinquedos Antigos: representações em desenhos
Disciplina de Desenho I – curso de Artes Visuais (IHCEC) – coordenação: professora Amábile C. Scorteganha.
– Era Uma Vez: narrativas de crianças na pandemia: discursos que reinventam o mundo
Coordenação: professora Marlete S. Diedrich (Linguagens e Práticas Sociais), curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras.
A Semana Mundial do Brincar também é promovida por outros projetos de extensão e cursos da UPF.
Sobre a Semana Mundial do Brincar
O Dia Internacional do Brincar, comemorado todo dia 28 de maio, surgiu em 1999, criado pela International Toy Library Association (ITLA), que é uma associação internacional de brinquedotecas. A data foi reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e é celebrada em mais de 40 países. Inspirada nisso, a Aliança pela Infância — uma rede mundial que promove a reflexão e ação das pessoas em relação aos cuidados com a educação infantil — passou a organizar anualmente a Semana Mundial do Brincar.
Segundo a professora Rosana Farenzena, a Brinquedoteca Universitária da UPF aderiu à proposta da Aliança Pela Infância e, articulada com projetos de extensão, cursos de graduação e de pós-graduação, produziu um programa lúdico cultural interdisciplinar e vibrante para a Semana do Brincar. “A mensagem que queremos difundir é a de que todos os dias são convites para brincar lá fora. A lógica de que apenas os dias de sol são ‘bons’ não é a das crianças, veja-se o seu gosto para caminhar/brincar na chuva. Pátios, praças e parques da cidade, além do Campus da UPF, são espaços acessíveis. É nossa responsabilidade proporcionarmos às crianças que exercitem esse protagonismo lúdico, em interações de qualidade”, destaca.
Fotos: Arquivo/UPF e Divulgação