Grupo Planalto de comunicação

Passo Fundo torna-se Cidade Laboratório do Pacto pela Educação

Consolidando a importância da educação como ferramenta de transformação social, Passo Fundo passa a integrar o projeto de Cidades Laboratórios, uma iniciativa fomentada pelo movimento do Pacto pela Educação do RS. A adesão ao programa ocorreu nesta terça-feira (30), em Porto Alegre, quando o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, participou de um encontro com a coordenação do Pacto, reiterando os compromissos do município com o fortalecimento das ações educacionais em todo o território, envolvendo e mobilizando as redes pública e privada nos processos de desenvolvimento socioeconômico local.

De acordo com o secretário, a adesão de Passo Fundo ao projeto é resultado dos investimentos que a Administração Municipal vem fazendo para qualificar a educação por meio de evidências. “O convite do Pacto pela Educação para que sejamos um município laboratório coloca a nossa experiência à disposição de outros municípios gaúchos para que possam conhecer propostas inovadoras e contextualizá-las às suas realidades”, afirmou Teixeira, complementando que ser referência em ensino público de qualidade por meio da ciência, da tecnologia e da inovação, articulando diferentes ações no âmbito da educação, chamou a atenção do Pacto, que efetivou o convite para que o município ingressasse como Cidade Laboratório do movimento.

O coordenador executivo do Pacto Pela Educação, Leandro Duarte Moreira, explica que o projeto de Cidades Laboratórios tem como foco destacar os municípios que aderem ao movimento pela educação no Estado como referências estaduais na implementação de perspectivas inovadoras na gestão pública, extrapolando o que ele chama de “lugar-comum de discursos fáceis e soluções usuais que já se mostraram incapazes de mudar a realidade negativa da educação em nosso Estado”.

Para Moreira, Passo Fundo tem demonstrado um efetivo compromisso com a priorização da educação no território de sua cidade, com expectativas e processos muito bem mapeados e projetados. “Passo Fundo aderiu ao Pacto e tem uma gestão integrada dedicada à educação com metas claras e ações de impacto. Essa iniciativa fortalece as ações em educação, envolvendo todos, público e privado, para garantir um melhor aprendizado para as crianças e jovens”, disse ele, reiterando que as Cidades Laboratório são exemplos a serem seguidos, buscando soluções criativas e integradas à realidade da educação. “Isso inspira outras cidades a fazerem o mesmo, fortalecendo a área da educação no estado”.

Cidade Educadora
Ao confirmar a participação de Passo Fundo como Cidade Laboratório do Pacto pela Educação do RS, o prefeito Pedro Almeida, observou que os desafios de ampliar o conceito de Cidade Educadora podem ser absorvidos também por este projeto. “Promover uma educação pensando no território municipal, articulando ações e programas entre as redes pública e privada, faz com que o conceito de Cidade Educadora seja melhor compreendido pela população. Estamos trabalhando de forma integrada com outras iniciativas, prospectando avanços e melhorias que qualifiquem não apenas os espaços escolares, mas toda a cidade”, argumentou Pedro.

Na opinião do secretário de Educação, o convite feito para que o município seja uma Cidade Laboratório eleva também a importância da adesão de Passo Fundo ao programa internacional de Cidades Educadoras. “Ao conhecer as premissas do Pacto pela Educação é possível identificar um conjunto considerável de ações já em movimento em Passo Fundo, o que não significa que não tenhamos um conjunto de desafios a serem vencidos. De toda forma, a adesão à carta das Cidades Educadoras, que não é um slogan, mas um projeto para o futuro, somado ao planejamento estratégico realizado para a rede em 2021, nos dá a segurança de que concretizamos nossa missão e de que podemos auxiliar outros municípios gaúchos a transformar a educação de suas crianças e adolescentes”, ponderou Teixeira.

Uma das idealizadoras do Pacto pela Educação do RS, Mônica Timm de Carvalho, destacou que o movimento em prol da melhoria da educação em todo o Estado é uma plataforma da sociedade civil que pretende integrar todos os atores envolvidos, públicos e privados, pessoas físicas e jurídicas, em iniciativas que assegurem a qualidade da aprendizagem de crianças e jovens. Para ela, neste sentido, as Cidades Laboratórios devem demonstrar um efetivo compromisso com a priorização desta pauta. “A cidade deve demonstrar clareza no entendimento da importância do planejamento, do método de trabalho, constância de propósitos, clareza nos objetivos e muito empenho político na coordenação das ações em desenvolvimento”, pontuou Mônica.

Segundo Mônica, receber Passo Fundo como uma Cidade Laboratório do Pacto pela Educação no Rio Grande do Sul fortalece o movimento. “Trata-se de uma das cidades gaúchas mais comprometidas com a aprendizagem de seus estudantes. A priorização que o município confere à educação é percebida por meio da forma como confere protagonismo aos seus jovens, pela estruturação estratégica das ações de gestão educacional e por acompanhar permanentemente os resultados das ações pedagógicas empreendidas em seu território. Passo Fundo entende a relação direta que há entre educação e desenvolvimento socioeconômico, motivo pelo qual vem atraindo cada vez mais gente para lá viver, inovar e inspirar”, avaliou ela, reforçando que, ao inscrever-se no projeto, Passo Fundo abre espaço para novas conexões com outras cidades, colocando-se como um espaço de produção e divulgação de boas práticas. “Que outros municípios gaúchos venham a se unir a Passo Fundo e a Encantado – nossa primeira cidade-laboratório -, para também buscar que suas cidades se tornem referência em educação no Brasil”.

Participaram do encontro de adesão ao projeto de Cidades Laboratório, além do secretário de Educação de Passo Fundo, o coordenador executivo do Pacto Pela Educação, Leandro Duarte Moreira, os integrantes do grupo estratégico Ronald Krummenauer e Bruno Bittencourt, além das estagiárias, Natália Gomes e Gabriela Brum.

Facebook
Twitter
WhatsApp