Grupo Planalto de comunicação

Doutor Carlos Domene ministrou aula em Passo Fundo sobre cirurgia robótica

O médico Carlos Eduardo Domene, que é um dos principais especialistas em cirurgia robótica do Brasil e do mundo, esteve em Passo Fundo nesse final de semana. No sábado, ele ministrou uma aula para cirurgiões de Passo Fundo no auditório da Clínica Gastrobese. A aula foi transmitida para todo mundo pelo canal Bariatric Channel, que é um curso gratuito focado em cirurgia robótica e metabólica, no qual o doutor Carlos Augusto Madalosso faz parte.

Em entrevista às Rádios Planalto, o doutor Domene, disse que era uma honra estar em Passo Fundo pela primeira vez, lembrou do amigo doutor Carlos Antônio Madalosso e enalteceu Passo Fundo por dispor de equipamentos de cirurgia robótica. Sendo 3 plataformas robóticas, 2 no HSVP, e 1 no HC. Segundo ele, o município está à frente de muitos outros de seu porte no Brasil e se equipara a Porto Alegre. O especialista anda em todo o Brasil auxiliando na instalação dessas plataformas. Faz a chamada preceptoria, que é a preparação de cirurgiões para operarem com essas novas tecnologias.
A cirurgia robótica é definida pelo doutor Carlos Domene como uma técnica de videolaparoscopia auxiliada por braços mecânicos que oferece uma visão maior e melhor do campo operatório e, consequentemente, menor agressão ao paciente, reduzindo o seu tempo de internação e proporcionando mais conforto ao cirurgião que muitas vezes precisa ficar horas, em pé, ao redor do paciente. No domingo, ele e o doutor Madalosso fizeram uma bariátrica utilizando o equipamento robótico. O paciente foi liberado em seguida para voltar para casa.

Os equipamentos robóticos são empregados em quase todos os procedimentos, ortopédico, neurológico, ginecológico, cirurgia de tórax, embora o seu uso tenha sido mais intensivo nos procedimentos de câncer de próstata. Nos Estados Unidos, 90% desse tipo de cirurgia  já ocorre através dessa nova técnica. Com a chegada de novas empresas fabricantes do equipamento, no Brasil já tem três, o palestrante acredita que a técnica será empregada em maior escala. Já há hospital empregando a robótica pelo Sistema Único de Saúde, no Brasil, disse ele.

Salientou ainda que a cirurgia robótica ainda não faz parte da grade curricular das faculdades de Medicina. Essa tecnologia é um aprendizado que o médico recebe em cursos de pós-graduação e só recebe autorização para a prática depois de uma preparação que é devidamente regulamentada.

[foto=110017]
[foto=110018]

Facebook
Twitter
WhatsApp