Grupo Planalto de comunicação

Limite de velocidade de 30 km/h em áreas urbanas: deputados discutem segurança de pedestres e ciclistas

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (11) para debater a redução do limite de velocidade dos automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

O requerimento para realização da reunião foi apresentado pelo deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA). Ele lembra que o Brasil é signatário da Declaração de Estocolmo, que recomenda estabelecer 30 km/h como limite de velocidade em áreas urbanas.

O parlamentar também ressaltou que a Política Nacional de Mobilidade Urbana definiu, em suas diretrizes, a prioridade dos modos de transportes não motorizados. “Apesar da legislação federal, as cidades seguem priorizando veículos motores individuais. A velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta”, disse.

Segundo Marinho, no esporte não é diferente. “Os atletas que treinam todos os dias para poder melhorar seu desempenho e, assim, atingir resultados de excelência em suas competições também são vítimas do trânsito. Isso tira o foco da sua preparação, colocando mais um elemento em sua rotina de trabalho”, completou.

Foram convidados para o debate, entre outros:
– a representante da ONG Caminha Rio Thatiana Murilo;
– a representante da União de Ciclistas do Brasil (UCB) Ana Luiza Carboni;
– a representante da Comissão de Segurança no Ciclismo RJ Viviane Helena de Jesus Sousa Zampieri;
– o representante da Associação de Ciclistas de Planaltina (DF) Eduardo Guimarães; e
– a representante do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) Ingrid Neto.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Policiais do 1º BPRv concluem treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar em Área de Combate Entre os dias 8 e 10 de setembro, policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Rodoviária (1º BPRv), da Brigada Militar, participaram do Curso de Nivelamento em Atendimento Pré-Hospitalar em Área de Combate (APH-C). A capacitação foi ministrada por policiais do 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq) e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais para atuação em situações de alto risco. Durante o treinamento, foram abordadas técnicas de socorro tático, controle e estancamento de hemorragias, além de procedimentos de atendimento pré-hospitalar em ambientes com elevado risco operacional. A qualificação busca preparar os policiais para prestar atendimento rápido e adequado em ocorrências críticas, contribuindo para a preservação da vida e para a segurança dos próprios agentes e da população durante as ações realizadas nas rodovias. A formação reforça a preparação do efetivo do 1º BPRv para atuar em diferentes cenários, especialmente em situações que exigem resposta imediata e conhecimento técnico especializado.

Leia mais

Categorias

Redes Sociais