Grupo Planalto de comunicação

Profissionais do Futuro: Eixo 1 da Escola das Profissões amplia acesso dos estudantes à tecnologia e ao ensino de idiomas

O Luiz Henrique dos Santos Rodrigues e a Laís Tomazoni, ambos de 13 anos, encontraram nas atividades da Escola das Profissões novas oportunidades de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, descobrindo outras habilidades e experimentando possibilidades de futuro. Eles estão entre os 62 alunos da Rede Municipal de Ensino que, atualmente, estão inscritos no Eixo 1 – Profissionais do Futuro, uma das áreas de atuação do programa criado pela Prefeitura de Passo Fundo.
A proposta deste Eixo do programa da Escolas das Profissões, explicou o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, é criar oportunidades para que os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais possam ser inseridos em áreas do conhecimento que estejam vinculadas à tecnologia e as novas habilidades exigidas tanto pelo mercado de trabalho quanto pela própria vida em sociedade. “A ideia é que os Profissionais do Futuro sejam preparados hoje, com projetos como os desenvolvidos nos laboratórios makers e também no aprendizado de idiomas. Essas competências serão muito úteis tanto para a educação quanto para a formação deles enquanto cidadãos e profissionais”, comentou Teixeira.
Em turno inverso ao escolar, os alunos participam de oficinas de robótica e têm aulas de espanhol, inglês e mandarim. “Eu prefiro o inglês, mas aprender mandarim tem sido bem interessante. O mais difícil é decorar os ideogramas e pensar em outra língua”, disse Laís, aluna do 8º ano da EMEF Zeferino Demétrio Costi. As atividades no laboratório maker se tornaram as preferidas da estudante, que tem visto na tecnologia uma oportunidade de ampliar sua visão de mundo. “É muito legal poder participar deste espaço e ver como podemos transformar a realidade”.
Já para o Luiz, a participação na Escola das Profissões tem feito ampliar sua disposição em se dedicar a estudar para ser um profissional da área de Tecnologia da Informação. “É uma atividade que eu gosto muito e aqui, no Eixo 1, nós temos aulas de robótica e nos laboratórios, então eu tenho gostado muito”, falou ele, que também é aluno do 8º ano da EMEF Cohab Secchi.
Estruturado em quatro eixos pedagógicos, o Profissionais do Futuro desenvolve nos alunos habilidades e competências associadas ao aprendizado de idiomas, tecnologias sociais – como o design de jogos e a internet das coisas, por exemplo -, métodos ágeis e resolução de problemas e prototipação – que estimula a fabricação de itens dentro dos laboratórios makers. Os alunos participantes deste Eixo são selecionados entre os estudantes das escolas municipais que participam de um dos desafios do Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT).
Nesta sexta-feira (11), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, acompanhou uma destas oficinas dos cursos de idiomas. Junto com o secretário de Educação, o chefe do Executivo Municipal destacou a relevância deste Eixo para o programa da Escola das Profissões. “Esta proposta de ensino do turno integral tem sido fortalecida com as Escolas Públicas que, a exemplo da Escola das Profissões, estimula novos conhecimentos e amplia as oportunidades de aprendizagem. Acredito muito neste eixo do Profissionais do Futuro e queremos estimular ainda mais a participação e a interação dos nossos estudantes”, defendeu o prefeito.
Facebook
Twitter
WhatsApp