Os 4.275 animais (de argola e rústicos) inscritos para a 46ª Expointer começam a chegar ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul, na segunda-feira (21). O portão 8 será aberto às 8h.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, e a subsecretária do parque, Elizabeth Cirne-Lima, estarão presentes.
Os exemplares para julgamentos podem entrar até a sexta-feira (25), das 8h às 22h.
Todos os animais passarão pela equipe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi. Nos demais dias da feira, podem ingressar no parque os animais rústicos, de leilões e os que participam de provas ou apresentações.
Bovinos, zebuínos e bubalinos em destaque na Expointer
Dos 3.480 animais de argola de 89 raças diferentes inscritos na Expointer 2023, os bovinos, zebuínos e bubalinos estão com boa representação na feira.
Os bubalinos chamam a atenção pelo aumento expressivo na participação, passando de 16 animais inscritos em 2022, das raças mediterrâneo e murrah, para 60 neste ano. Um aumento de 275%.
No caso do murrah, o aumento chegou a 616%, com 43 animais inscritos.
A médica veterinária e criadora de murrah em Itapuã, Desireé Möller, presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), atribui este número ao trabalho que a Associação vem fazendo, de valorização dos produtos, tanto da carne quanto do queijo, e também como uma forma de mostrar para o produtor rural que o búfalo é uma boa alternativa de produção.
Segundo ela, o búfalo é um animal doméstico, de fácil manejo e com bom ganho de peso. Entre as vantagens da produção leiteira, estão a menor quantidade de leite para um quilo de queijo, sendo necessários 5 litros de leite/kg, além de um mercado com alta demanda e bom preço, chegando a R$ 300/kg em alguns mercados. “Além do leite, a carne de búfalo tem 55% menos calorias, 40% menos colesterol e é mais magra que a carne de frango”, afirma.
Neste ano, vai ser inaugurado o primeiro restaurante de búfala do Parque.
A Associação, que completa 45 anos em 2023, está com programação extensa.
Os zebuínos têm 106 animais inscritos neste ano de seis raças distintas. A Nelore é a que está em maior número, com 29 animais, um aumento de 7,41% em relação a 2022, quando foram registrados 27 animais.
O criador Alencar Scarpari Pereira, da Fazenda Scarpari, de Morrinhos do Sul, cria o gado nelore desde 2019.
Ele participou pela primeira vez da Expointer em 2022 e já teve várias conquistas: a grande campeã da raça nelore, a reserva grande campeã fêmea e o reservado grande campeão macho nelore.
Além disso, a cabanha também ganhou o Troféu Farsul Banrisul Expointer 2022 na categoria Zebuínos.
“Este é um momento de muita alegria para nós, pelo reconhecimento de um trabalho que está começando e estamos entusiasmados e ansiosos para a Expointer deste ano”, afirma.
Os bovinos de leite participam da Expointer com 317 animais das raças holandesa, jersey, gir leiteiro e girolando.
A raça holandesa é a que está em maior número, com 162 animais inscritos. O número é comemorado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).
O presidente da entidade, Marcos Tang, afirma que essa participação representa muito para qualquer feira ao redor do mundo.
“Sabemos que o criador e o expositor têm muito para mostrar do seu trabalho e da genética dos seus animais”, afirma. Mesmo com as dificuldades com a estiagem, o ciclone e as importações de leite, o produtor estará presente porque a Expointer é muito importante, um grande evento, é uma vitrine, diz Tang, que também é criador e vai trazer 14 animais para a feira.
O tradicional banho de leite, recebido pelos produtores que ganharam o Concurso Leiteiro, é um dos grandes momentos da raça leiteira e será no dia 29 de agosto, à tarde. Entre os dias 30 e 31 ocorrem os julgamentos da raça.
Bovinos mistos e de corte
Entre os bovinos mistos, são 154 animais inscritos das raças normanda, pardo suíço corte, red poll e simental-fleckvieh.
A que está em maior número é a fimental-fleckvieh, com 133 animais inscritos, tanto do Rio Grande do Sul quanto de Santa Catarina.
Os bovinos de corte têm 617 animais inscritos de 15 raças, sendo o braford o de maior destaque, com 94 animais, um a mais do que no ano passado.
“É uma verdadeira invasão cara branca na Expointer 2023. O braford é a raça de maior número de bovinos dentro do galpão e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) é a associação com maior número de bovinos na feira”, destaca o presidente da ABHB, Eduardo Soares.
Para Soares, “isso nada mais é do que a credibilidade que a ABHB tem junto aos seus associados e criadores e ao trabalho árduo dos mesmos em produzir nas propriedades, investir e ter este retorno de seus investimentos através de ótimos negócios”.