Ontem, no sábado (2), uma passagem de uma frente fria pelo Uruguai e pelo Rio Grande do Sul tem provocado tempestades localizadas, com possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do estado gaúcho. A chuva mais significativa deve ser registrada no noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no sudoeste de Santa Catarina, com volumes em torno de 100 milímetros (mm).
Bem como, neste domingo a passagem da frente fria deve manter a ocorrência de tempestades localizadas, com volumes significativos de chuva. Também não são descartados os riscos de alagamento, quedas de árvores, corte de energia elétrica e estragos em plantações. De acordo com um relatório do Inmet – Instituto de Meteorologia, Passo Fundo está em alerta laranja, que significa perigo.
Contatos em caso de emergência:
A Defesa Civil de Passo Fundo compartilha o mesmo contato com a Guarda de Trânsito. Isso ocorre devido à operação ininterrupta de atendimento 24 horas. Quando necessário, os operadores fazem contato com a Defesa Civil para lidar com situações de emergência – Contato: (54) 3311-1195
Para a Região Norte do Rio Grande do Sul, o número oficial da Defesa Civil é 199. No entanto, vale ressaltar que nem todos os municípios possuem atendimento disponível por esse canal. Portanto, é aconselhável que pessoas em situações de emergência entrem em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou com a Defesa Civil de seu município específico.