A chegada de um filho é um dos momentos mais marcantes na vida da mulher, mas é natural que no período entre a descoberta da gravidez até o nascimento do bebê surjam algumas preocupações. Pensando nisso, o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, promoveu nesta semana a 2ª edição do Encontro de Gestantes 2023, que teve como tema “A construção de uma rede de apoio para você e sua família”.
Durante dois dias, cerca de 30 gestantes e seus acompanhantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e obter dicas sobre os principais pontos da maternidade. A importância da amamentação, as primeiras vacinas e testes para bebês, os tipos de partos e os cuidados essenciais com os recém-nascidos foram alguns dos assuntos explanados aos participantes pela equipe multiprofissional do HSVP.
A variedade de temas abordados foi o que motivou a coordenadora pedagógica Taís Loehder e seu marido César Loehder a participarem do curso. Mamãe de primeira viagem, ela entrou no sétimo mês de gestação de gêmeas e pode esclarecer diferentes dúvidas. “Buscamos esclarecer nossas dúvidas para que essa nova fase de nossas vidas seja o mais tranquila possível. Trouxemos até uma lista de questões para perguntarmos porque são detalhes que parecem bobos, mas que geram uma insegurança grande para quem ainda não teve a experiência de ser mãe”, afirmou Taís.
A enfermeira Cláudia Deon e o marido Rangel Rampon Martins também participaram do Encontro. Para ela, o evento é uma possibilidade de esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao nascimento do primeiro filho. “Fazer o curso de gestante é essencial durante a gestação porque ficamos ansiosas com tudo o que vai acontecendo, desde as modificações até as preocupações envolvendo os cuidados com o bebê e com a amamentação. Mesmo que eu seja da área da saúde, nesse momento nos tornamos ‘pacientes’ e queremos aproveitar cada segundo”, comenta Cláudia.
Mais uma edição do Encontro de Gestantes promovida pelo HSVP deve ocorrer até o fim do ano. As futuras mamães interessadas devem acompanhar o site e as redes sociais do hospital, onde serão divulgadas as informações sobre datas e inscrições. O curso é totalmente gratuito e as vagas são limitadas.
Créditos: Liliane Ferenci – Comunicação HSVP
[foto=112716]
[foto=112717]