Grupo Planalto de comunicação

Ki_da_hort@: projeto da Prefeitura transforma a educação de crianças e adolescentes

Uma iniciativa está contribuindo com a relação dos alunos da rede municipal e a sustentabilidade, tanto nas escolas de Ensino Fundamental quanto de Educação infantil. Com o projeto Ki_da_hort@, a Prefeitura fornece o suporte para que as instituições possam manter ou implementar hortas como prática e ferramenta didático-pedagógicas, aproximando as crianças de questões como o cuidado com o meio ambiente, a alimentação saudável e o pertencimento à comunidade. Nestes espaços, os estudantes também unem as diversas áreas do conhecimento, como Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.
Conforme a coordenadora de Inovações Educacionais da Prefeitura, Denize Cornélio da Luz, o projeto foi inserido no Planejamento Estratégico para potencializar a Educação com um viés interdisciplinar. “O Ki_da_hort@ consiste em um grande laboratório biológico de aprendizagem, onde, a partir das ações desenvolvidas, há a possibilidade de integrarmos todos os componentes curriculares, sejam os da Base Nacional Curricular e os da parte diversificada. Temos, ainda, a oportunidade de trazer para o contexto da sala de aula outras noções importantes, como de território, de internacionalização da Educação Básica, a perspectiva do empreendedorismo e de um grande aprendizado ao longo da vida”, afirmou.
Inicialmente, o Ki_da_hort@ foi implementado em escolas que já tinham hortas pedagógicas, aproveitando estes espaços. Aos poucos, ele vai sendo expandido para oportunizar a outros estudantes o contato.
Uma das instituições é a EMEF Daniel Dipp, no Bairro Hípica, que teve as atividades potencializadas a partir do Ki_da_hort@. A professora de Ciências Enielise Flores Xavier, que leciona nas turmas de terceiros anos, fala sobre a importância do espaço para a construção do conhecimento. “Os terceiros anos estão estudando a alimentação. Nós falamos sobre os alimentos e fomos chegando a outros assuntos, como a preparação, o consumo e a produção. Aqui, na horta, estamos fazendo um trabalho prático e de descobertas com eles há cerca de três meses. Quando os alunos saem da sala de aula e vêm para fora, entendem o funcionamento das coisas. Eles produzem textos, calculam, elaboram teorias e fazem relações no mundo”, contou.
A professora mencionou algumas ações que são realizadas com estudantes tendo em vista a multidisciplinaridade, aproveitando também outros investimentos feitos pela Prefeitura, como a Sala Maker. “Os alunos vão fazer um concurso do melhor croqui de horta. E esse croqui escolhido será feito na Sala Maker para colocarmos na entrada da horta. Utilizamos a Matemática, a Geografia e a Ciências para identificar o terreno e o que pode fazer parte da horta”, pontuou.
Conforme o prefeito, Pedro Almeida, o Ki_da_hort@ é uma ação de Cidade Educadora, promovendo a cidadania, a sustentabilidade, a cultura e a inclusão. Os alunos aprendem, inovam, criam e partilham experiências, estudando características de seu território e fazendo descobertas. “Tudo isso contribui com a sensação de pertencimento dos estudantes às suas comunidades e o interesse por aprender coisas que podem ser soluções. Ficamos muito felizes quando chegamos nas escolas, conversamos com os alunos e notamos o engajamento de cada um com o projeto”, pontuou.
Com os pequenos, não é diferente. Desde 2018, a EMEI Padre Alcides, no Bairro Victor Issler, desenvolve a horta pedagógica com as crianças e hoje, tem suporte com o Ki_da_hort@. “Objetivamos uma alimentação saudável e um processo de vida e cultura com as plantas e animais, estimulando também o pensamento científico. Aqui na escola, todas as turmas participam e cada uma é responsável por um dia. A criança observa se precisa ou não regar, qual animal está ali e, dentro da observação, aumentamos o projeto com os questionamentos e achados das crianças. O Ki_da_hort@ veio agregar com coisas que não tínhamos na escola, como a cisterna, que estamos implementando”, relatou, enfatizando que os tablets fornecidos pela Prefeitura para as escolas contribuíram com este trabalho de pesquisa.
Iniciativas que conversam
O Ki_da_hort@ conversa com outras iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura. Uma delas é o programa Cidade Limpa, que conta com uma série de ações que envolvem a sociedade, o poder público, empresas e entidades na limpeza da cidade e preservação do meio ambiente.
O projeto conta com diversos parceiros sem fins lucrativos, como Emater, Sebrae, Sicredi, Embrapa, Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Fórum de Mobilidade Humana, Gesp, Agenda 21, Cetap e Ministério Público Estadual. São previstas ações em conjunto com outras secretarias como a de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Planejamento e Saúde.
Facebook
Twitter
WhatsApp