A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (04), uma Sessão Solene para homenagear os 93 anos do 3º Regimento de Polícia de Montada da Brigada Militar. A proposição foi uma iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo, como forma de reconhecimento aos serviços prestados em prol da segurança pública de Passo Fundo e região.
Coordenada pelo presidente da Câmara, vereador Alberi Grando (MDB), o ato contou com a presença do representante do Executivo Municipal, Secretário de Transparência e Relações Institucionais, Josué Longo, do Comandante do CRPO – Planalto, Tenente Coronel Cilon Freitas da Silva, do Comandante do 3º RPMon, Tenente Coronel Marco Antônio Morais e da Coordenadora da Sétima Coordenadoria de Educação (CRE), Carine Weber, que integraram a Mesa Oficial. Também estiveram presentes representantes de diferentes segmentos da sociedade, em especial, das forças de segurança pública.
Grando abriu os trabalhos, reforçando tratar-se de uma merecida homenagem ao 3º RPMon “pela sua brilhante atuação na manutenção da segurança pública em Passo Fundo e em mais 21 municípios da nossa região, atuando no patrulhamento ostensivo, bem como no apoio às pessoas atingidas pelas catástrofes naturais, como as que ocorreram recentemente, inclusive nas últimas 24 horas, sempre com coragem, dedicação e profissionalismo”, salientou o presidente.
Em nome da Mesa Diretora, o vereador Gio Krug (PSD) recordou um pouco da história do 3º RPMon, que iniciou suas atividades em sete de outubro de 1930 e evidenciou a importância da sua atuação na região de Passo Fundo. “O 3º RPMON atua em conjunto com outras instituições da segurança pública, enfrentando desafios e situações bastante complexas, sempre com a missão de manter a paz e a ordem. Suas ações memoráveis, como operações, auxílio em desastres naturais e eventos especiais, demonstraram uma coragem e um profissionalismo incomparáveis, dos seus Oficiais e Praças”, salientou Krug. Destacou ainda a evolução do Regimento que, “apesar de honrar suas tradições, se modernizou, incorporando tecnologias e táticas de vanguarda para qualificar ainda mais seus trabalhos visando a proteção da nossa comunidade”.
O parlamentar também reforçou a importância da homenagem para reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais. “Nossa homenagem busca motivar e incentivar a continuidade do trabalho desses profissionais, que arriscam suas vidas todos os dias, além de fortalecer a autoestima e confiança em suas capacidades. Além disso, quando evidenciamos o trabalho desses profissionais comprometidos, também contribuímos para melhorar a imagem das forças policiais, ajudando a fortalecer a cooperação entre a polícia e a sociedade, o que é fundamental para o bom funcionamento da segurança pública”, finalizou Krug, parabenizando a todos que integram o 3º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
Para concretizar a homenagem, os vereadores realizaram a entrega de uma placa comemorativa ao 3º RPMon, através do seu Comandante, Tenente Coronel Marco Antônio Morais.
No comando do 3º RPMon desde 2021, o Tenente Coronel Marco Antônio dos Santos Morais ocupou a Tribuna, oportunidade em que agradeceu a Câmara de Vereadores pela honraria prestada ao Regimento. “Estamos comemorando 93 anos com vários avanços na área da segurança em Passo Fundo e em toda a região que atendemos, então é uma grande satisfação estarmos aqui, nesta Casa Legislativa, recebendo essa homenagem dos vereadores, em nome de todo o efetivo atual e de todos aqueles que já passaram pelo 3º RPMon”, salientou.
O Tenente Coronel Marco lembrou uma história bastante rica em detalhes, destacando a oportunidade em que o Regimento foi sede do Governo do Estado em 1964, destacou a programação especial que acontece durante toda essa semana alusiva ao aniversário do 3º RPMon e evidenciou, principalmente, a evolução tecnológica que permitiu qualificar os trabalhos em prol da segurança da população. “Avaliando a história, os nossos antepassados, e fazendo um comparativo com os dias atuais, é possível observar uma importante evolução, principalmente tecnológica, que nos permite, atualmente, mesmo com um número menor de policiais do que há 30 anos, fazer muito mais pela segurança pública, porque estamos amparados de tecnologia e de indicadores que guiam nossas ações, diariamente, possibilitando prestarmos um bom serviço que hoje é reconhecido pela população e pelas autoridades”, finalizou.
93 anos do 3º RPMon
O 3º RPMon teve sua origem e sede provisória no município de Alegrete, criado através do Decreto no. 4.582, de 07 de outubro de 1930. Sua estrutura inicial era composta por dois Esquadrões, sendo o seu primeiro Comandante o Tenente Coronel Jorge Pellegrino Castiglioni.
Logo, com o término da Revolução de 1930 e com a apresentação de um número significativo de voluntários, foram organizados o 3º e 4º Esquadrão.
Em janeiro de 1931, o Regimento foi deslocado a Passo Fundo, cidade escolhida para ser a sede definitiva, instalando-se provisoriamente onde atualmente funciona o Colégio Tiradentes.
Na década de 50 deu-se início a construção do Quartel definitivo, na Avenida Presidente Vargas, pelas mãos dos próprios policiais, com tijolos da olaria da fazenda da Brigada Militar, sendo inaugurado em 1954.
Atualmente, o 3º RPMon abrange 22 municípios da região do planalto médio atingindo mais de 300 mil pessoas. Somente em Passo Fundo, o efetivo é composto por 280 policiais militares.
Foto: Comunicação Digital/CMPF