Por meio de um mutirão, a Prefeitura está trabalhando em intervenções com o objetivo de evitar alagamentos. Equipes atuam na desobstrução de bocas de lobo, limpeza e conserto de canalização, além de grandes obras de drenagem nos bairros Berthier e Victor Issler.
Nessa segunda-feira (9), o prefeito Pedro Almeida esteve em alguns pontos da cidade para acompanhar as ações. “Seguimos realizando essas importantes obras de drenagem, há muito tempo solicitadas pelas comunidades dos bairros Berthier e Victor Issler. Além disso, estamos mobilizados para resolver situações apresentadas recentemente pela população e que demandam intervenções na canalização, como é o caso da Pinheiro Toledo, no Bairro Petrópolis”, mencionou.
Conforme secretário de Obras, Rubens Astolfi, a Prefeitura recebeu, entre o mês de setembro e início de outubro, mais de 400 pedidos de consertos e manutenção de canalização, em diversos bairros. “Tivemos muita chuva neste período. A prioridade são as manutenções que favorecem a drenagem, ou seja, que evitam alagamentos”, pontuou, enfatizando que cronograma é estruturado por critério de urgência.
Equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente irão, ao longo da semana, avaliar o desassoreamento de rios para a remoção de resíduos em áreas dos bairros Entre Rios, Santa Maria, Vila Nova, Nenê Graeff, Dona Júlia, Ipiranga, Operária e Santo Antônio da Pedreira e em um ponto do Rio Passo Fundo, às margens da BR 285. O estudo de impacto ambiental é necessário para o pedido de licença ambiental.
Ainda de acordo com Astolfi, em virtude dos danos provocados pelas chuvas, equipes da Secretaria de Obras também estão focadas na operação tapa-buracos. Desta forma, as obras do programa Minha Rua com Asfalto foram temporariamente suspensas para que os servidores estejam mobilizados nesta frente.
Mutirão de Limpeza
A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, a partir do Mutirão de Limpeza nos Bairros, também está executando ações para minimizar problemas de alagamentos na cidade com serviços como varrição, roçadas e retirada preventiva de resíduos em bocas de lobo.
Segundo o secretário da pasta, Alexandre de Mello, entre o fim de setembro e começo de outubro, mais de 66 quadras da cidade contaram com o trabalho. “Garrafas plásticas, restos de entulho, papéis e folhas secas que estejam jogados nas calçadas, ao serem carregados pela água da chuva, provocam o entupimento dos bueiros. O trabalho do Mutirão de Limpeza também é preventivo”, destacou.