Nesta quinta-feira (26/10), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizaram uma Operação de Combate ao Desmatamento e ocupação ilegal de não-indígena, no território da Terra Indígena de Nonoai, que compreende os municípios de Nonoai, Planalto, Rio dos Índios e Gramado dos Loureiros
Através de alertas, emitidos pela plataforma Mapbiomas, equipes do 3º BABM e da Funai constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, atingindo espécies como Cedro, Açoita-cavalo, Canela, Rabo-de-bugio, Sete-capotes e Fumeiro-bravo.
Foram fiscalizadas quatro áreas, distintas, dentro da Terra Indígena Nonoai, sendo flagrado 58.000 metros quadrados de destruição de vegetação nativa.
Ainda, durante a fiscalização, em uma das áreas, os policiais militares flagraram uma máquina, escavadeira hidráulica, extraindo ilegalmente pedra cascalho. Não havia autorização dos órgãos ambientais competente para a realização da atividade.
Diante dos crimes ambientais, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial e a apreensão da escavadeira e mais caminhões, utilizados no transporte das pedras.
Um indivíduo, não-indígena, foi notificado para sair da área, pois no local só pode permanecer o povo originário.
Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar
Edição : Comunicação Social 3º BABM
[foto=114800]
[foto=114802]
[foto=114802]
3º BABM | Nonoai