Grupo Planalto de comunicação

STR Passo Fundo participa do 3º Congresso Estadual da Fetar-RS

Os assalariados rurais estão entre os trabalhadores que são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, que atua na busca de melhores condições de trabalho aos profissionais, participando ativamente das negociações por melhores salários aos trabalhadores do campo. Esse movimento ocorre em parceria com a Fetar-RS, a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no Rio Grande Sul, entidade que representa os assalariados no Estado.

Na quarta e quinta-feira, dias 08 e 09 de novembro, a Fetar-RS realizou o 3º Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no Rio Grande do Sul. O STR Passo Fundo esteve presente na abertura do evento, representado pela presidente Marinês Scapini Penz, reforçando o compromisso do Sindicato com os assalariados rurais de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano.

A abertura oficial do evento recebeu pronunciamentos de importantes lideranças do movimento sindical rural, como o Tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos da Silva, e de lideranças políticas gaúchas como o deputado estadual Miguel Rossetto/PT. O congresso contou com análises de conjuntura importantes para os trabalhadores rurais, proporcionadas pelo deputado estadual e pelo economista José Silvestre Prado de Oliveira, do DIEESE. Gabriel Bezerra dos Santos, presidente da Contar, também contribuiu com suas perspectivas.

A programação do congresso também oportunizou aos participantes oficinas temáticas sobre as perspectivas para as organizações sindicais e os desafios para a organização sindical dos assalariados rurais, culminando na plenária de encerramento e no lançamento da Comissão Estadual das Assalariadas Rurais. Na quinta-feira, o programa oportunizou plenárias sobre Direitos Humanos e os desafios para uma ação mais efetiva do movimento sindical, seguidas de discussões sobre Segurança e Saúde do Trabalhador Assalariado Rural.

Na abertura do evento, a presidente Marinês dialogou com o novo presidente da Fetar-RS, João Cézar Larrosa, empossado em cerimônia durante a programação do congresso. “A nossa participação é fundamental para fortalecer as bases do movimento sindical e garantir que os direitos dos trabalhadores rurais, do povo agricultor, sejam sempre a prioridade nas agendas políticas e econômicas do nosso Estado”, afirma Marinês Scapini Penz, destacando a importância da unidade e da representatividade sindical.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp