O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é lembrado nesta sexta-feira, 1º de dezembro. Por isso, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), junto com as unidades de saúde do município, realizará ações à comunidade.
Das 10h às 16h, na Praça Tochetto, haverá a distribuição de autotestes de HIV, testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis e orientações sobre a PrEp (uso da profilaxia pré-exposição para o HIV). No Hospital Municipal, das 8h às 17h, serão realizados de testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, além de verificação de sinais e HGT (glicemia).
Em alusão à campanha Dezembro Vermelho, esses serviços serão estendidos por todo o mês no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e nas unidades de saúde do município.
O Rio Grande do Sul liderava pelo último levantamento o número de casos de HIV na Região Sul do Brasil. Em 2022 foram 1.245 novos casos.
No Brasil, foram 16.703 novos diagnósticos positivos no ano passado, descobertas importantes para a saúde das pessoas com o vírus. O HIV, quando não tratado, pode evoluir para aids, doença que afeta o funcionamento do sistema imunológico e pode levar à morte. Em contrapartida, no país, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza exames laboratoriais e testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o vírus em cerca de 30 minutos.