Com a chegada da ceia de Natal e Ano Novo, além de celebrações, surgem dúvidas quanto à alimentação e hidratação. Para isso, a nutricionista Michelli Finger participou da programação da Rádio Planalto News.
Para a profissional, as pessoas precisam ter uma constância no nosso cuidado com a saúde ao longo do ano. A alimentação faz parte das celebrações e o que vale é o entendimento das ceias, de Natal e Ano Novo, de alimentos que não fazem parte do nosso cotidiano.
A principal dica, diz Finger, é a escolha do cardápio seguindo orientações como a utilização de temperos naturais. Não deixar de lado o consumo de frutas e manter a alimentação constante ao longo do dia evita o exagero na ceia.
Um ponto importante é a escolha da bebida, visto também as temperaturas mais elevadas. Neste sentido, Michelli Finger salienta um comparativo de calorias das bebidas. Uma dose de 150ml de espumante brutt tem 117 kilocalorias. A cerveja, em 330ml, tem 120 kilocalorias. O gim com tônica também tem 117 kilocalorias, em 200ml. A caipirinha, com adição de açúcar, alcança 360 kilocalorias em 250ml.
Entretanto, a hidratação através da água é fundamental. “Toda a vez que a gente insere álcool no organismo, acaba inibindo um hormônio antidiurético. Então, a gente produz mais urina, retirando água e retendo sódio. Isso aumenta o sentido de inchaço no organismo” aponta. Uma conta rápida apontada pela nutricionista é 35ml de água para cada quilo de peso da pessoa.
Como alternativa, existe a água de coco ou gelo saborizado, além de suco de melancia/ abacaxi. Sucos de fruta são boas opções, em contrapartida, os refrigerantes não trazem benefícios, pela alta composição química.
Confira a entrevista em vídeo no link abaixo:
https://www.facebook.com/watch/live?ref=watch_permalink&v=1025282742011450