Grupo Planalto de comunicação

Israel volta o foco para o sul de Gaza no 2° dia após fim da trégua

Ataques aéreos e bombardeios de artilharia israelenses atingiram Khan Younis no sul da Faixa de Gaza neste sábado (2), enquanto Israel pressionava sua ofensiva contra militantes do Hamas com força renovada após o colapso de uma trégua de quase 2 meses.

O exército israelense lançou fortes bombardeios a 400 alvos no Sul, para onde milhares de pessoas que chegaram do Norte se deslocaram.

Cerca de 193 palestinos foram mortos desde que a trégua expirou, disse o Ministério da Saúde de Gaza à Reuters. Há 3 jornalistas entre as vítimas e quase 589 feridos.
Residentes palestinos disseram que mais de 20 casas e áreas abertas foram atingidas, além de três mesquitas destruídas em Khan Younis.

Em Deir Al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, 9 palestinos foram mortos num ataque aéreo, disseram autoridades de saúde.

“Não há para onde ir”

Sob bombardeios aéreos de Israel, pessoas que se abrigaram no Sul de Gaza depois de fugirem de suas casas no início da guerra disseram neste sábado (2) que não há lugar seguro para ir agora.
Foto: Ahmed Zakot/ Reuters

A cidade de Khan Younis é o foco dos ataques aéreos e do fogo de artilharia israelense após o recomeço dos combates na sexta-feira, após o colapso de uma trégua de uma semana.

Alguns estão acampados em tendas, outros em escolas. Alguns dormem nas escadas ou fora dos poucos hospitais que funcionam na cidade.
Benjamin Netanyahu, conselheiro sênior do primeiro-ministro israelense, disse que os grupos humanitários foram informados do que ele descreveu como “áreas mais seguras”.

Foto: Saleh Salem/ Reuters

Fonte: G1

Facebook
Twitter
WhatsApp